Desafios da segurança em mobilidade

O perímetro de proteção dos endpoints está mais difuso do que nunca, com os dispositivos móveis a tornaremse soberanos no contexto pessoal e profissional. A Multicert está na vanguarda da proteção de todo o tipo de devices, dos smartphones aos próprios carros conetados

Desafios da segurança em mobilidade

À medida que nos conseguimos ligar, a partir de mais dispositivos e em mais localizações, a diferentes redes WiFi, muitas vezes desprotegidas, aumentamos exponencialmente o risco a que nos expomos. Se tivermos em conta que o dispositivo móvel utilizado a título profissional é, quase sempre, o dispositivo pessoal, o risco é acrescido. Adicionalmente, cedemos muitas vezes os nossos endpoints (dos smartphones aos PCs) a terceiros – filhos, familiares, amigos, etc. – que fazem downloads de aplicações sem segurança, com acessos não seguros, o que também comporta dificuldades.
 

Certificar para proteger

A resposta da Multicert para a proteção dos endpoints passa, por um lado, pela proteção com recurso a soluções com acessos certificados. Por outro, envolve encriptação dos computadores e protegendo as comunicações entre dois pontos e a integridade das comunicações que são feitas entre duas entidades. É preciso compreender, no entanto, que há sempre um compromisso entre a usabilidade total e a segurança. Para estarem verdadeiramente seguros, os utilizadores têm de aceitar algumas limitações de usabilidade/disponibilidade. E vice-versa.

Ainda assim, as soluções seguras da Multicert já permitem responder hoje ao desafio da mobilidade, por exemplo com:

  • Abertura de contas de forma segura à distância

     - Sem comercial a intervir, com o reconhecimento por Video ID ou reconhecimento facial
        de uma forma totalmente segura;

     - Com o comercial a deslocar-se até ao cliente e a abertura de contratos a ser feita em
        dispositivos móveis com processos totalmente desmaterializados
 

  • Assinatura de contratos de forma 100% digital, nos dispositivos ou via web, de forma segura, com a utilização de certificados e assinaturas digitais seguras



Carros conectados no horizonte

Os desafios da mobilidade, porém, estendem-se hoje aos mais variados setores e momentos das nossas vidas, à medida que a nossa informação circula por múltiplos dispositivos em múltiplos momentos. A Multicert está, aliás, a trabalhar já no futuro: os carros conectados. Por um lado, o carro não terá que andar “com o seu condutor”, ligando-se a diferentes entidades – como as entidades que gerem o tráfego, por exemplo, que permitirão otimizar os percursos nas cidades. Por outro, os nossos vários dispositivos (smartphones, etc.) também se ligam ao carro, comunicando com ele. Os carros transformam-se, deste modo, numa plataforma de conetividade de Internet of Things.

A Multicert está a ajudar a definir – em conjunto com diversas entidades a nível global – um standard para a criptografia que virá a proteger a parte eletrónica dos carros, evitando assim a possibilidade de hacking dos nossos veículos. Estes desenvolvimentos também vão abranger a proteção contra novas formas de roubo de carros e inclusive acidentes. Também na área da saúde há um caminho a percorrer do ponto de vista da segurança. Será imprescindível que os identificadores digitais sejam seguros. Graças a estes dispositivos, no futuro, sempre os pacientes deem entrada em qualquer hospital ou clínica médica, o seu histórico clínico é imediatamente comunicado à instituição, ficando disponível para o médico. Deste modo, impossibilita-se que sejam prescritos medicamentos desadequados, por incompatibilidades com outras patologias ou alergias medicamentosas.

 

Branded Content

Artigo produzido por Multicert

 

 
Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.