Transformação digital e crescimento do setor logístico impulsionam parceria entre CTT e Microsoft

A aliança entre fabricante e cliente final pretende aliar a expertise das duas organizações para melhorar a operacionalidade e contribuir para a modernização de um setor fundamental para o país

Transformação digital e crescimento do setor logístico impulsionam parceria entre CTT e Microsoft

As necessidades

Os CTT e a Microsoft estabeleceram uma parceria com base em quatro grandes eixos estratégicos que ajudam os CTT a endereçar da melhor forma os desafios a que são sujeitos: soluções tecnológicas para transformação de negócio, desenvolvimento em inovação e capacitação e desenvolvimento de competências.

As soluções

O objetivo passa, essencialmente, por reforçar o trabalho das duas organizações e contribuir para a aceleração da transformação digital e crescimento do setor logístico em Portugal. 

Entre as iniciativas a serem desenvolvidas inclui-se a modernização da plataforma tecnológica dos CTT, a utilização de cloud pública, a implementação de melhores práticas de cibersegurança, o desenvolvimento da área de experiência do cliente e do colaborador, a cocriação de projetos inovadores e soluções tecnológicas que ajudem na diferenciação dos produtos e serviços dos CTT, assim como a formação e capacitação dos colaboradores e a avaliação de ferramentas de controlo de métricas de sustentabilidade e projetos sociais e ambientais.

Francisco Travassos, Diretor de Estratégia e Desenvolvimento de negócio dos CTT, explica que a organização está hoje “a alterar a forma de trabalhar dos seus colaboradores e a adaptar-se às mudanças no mercado, incluindo o trabalho remoto. A Microsoft tem uma vasta experiência nesta área e pode fornecer ferramentas e soluções para ajudar os CTT neste desafio. Além disso, a Microsoft pode apoiar os CTT no processo de capacitação e reskilling dos seus colaboradores, para que se possam adaptar às novas necessidades de trabalho”, oferecendo competências que melhoram a produtividade e performance.

Para além da adoção de soluções tecnológicas inovadoras e o foco na certificação dos colaboradores dos CTT, o objetivo passa por contribuir para uma melhor eficiência operacional num setor que tem sido alvo de uma grande transformação nos últimos anos.

A parceria, defende Magda Mata, Account Executive Microsoft Portugal, permite que os CTT respondam aos desafios e oportunidades do setor dos transportes e armazenamento. “Entre os desafios estão a concorrência global, as novas exigências dos consumidores e a cibersegurança, e nas oportunidades destacam-se crescimento do comércio digital, a diversificação das ofertas de serviços e a inovação tecnológica. A parceria visa apoiar o negócio dos CTT em ambos os cenários, oferecendo soluções que possam aumentar a sua competitividade, qualidade e segurança no mercado”, sublinha.

Os resultados

Numa altura em que atravessam um “momento de otimização e digitalização de muitos processos”, os CTT contam com as ferramentas da Microsoft, com soluções de inteligência artificial, que podem ser alocadas a áreas como o apoio ao cliente, processos e desenvolvimento informático.

A Microsoft é também, na ótica dos CTT, “um parceiro confiável, com muita experiência” num tema como o da cibersegurança: “A cibersegurança é uma preocupação constante dos CTT, especialmente em relação às suas infraestruturas críticas e diante do crescente número de ataques cibernéticos em todo o mundo”.

Para o futuro, a Microsoft pretende que estas parcerias “tenham um valor qualitativo”, funcionando como uma oportunidade “para abrir caminho à transformação digital de uma organização fundamental para o país e que encontrará na tecnologia novos caminhos para se reinventar”. 

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.