OCP Portugal implementa solução de data analytics desenvolvida pela BI4All

A OCP Portugal sentiu a necessidade de apostar numa solução de data analytics que aglomerasse a informação de forma simplificada, fiável e em permanente atualização

OCP Portugal implementa solução de data analytics desenvolvida pela BI4All

As soluções de data analytics são uma força vital dentro das organizações ao tornar os seus processos mais eficientes, reduzir custos e dar insights importantes para a tomada de decisão.

No cenário instável atual, as soluções de data analytics e de inteligência artificial têm um papel cada vez mais importante para o sucesso das empresas ao permitirem alinhar estratégias, alcançar vantagens competitivas e obter uma gestão flexível no mercado.

O desafio

A OCP Portugal sentiu a necessidade de garantir o tratamento da organização e de ter o acesso aos dados de forma intuitiva, dinâmica e flexível. A BI4All tornou isto possível através de ferramentas de data analytics e de uma abordagem holística à organização. Ao longo de todo o processo, existiu uma envolvência dos utilizadores chave de cada uma das áreas – departamento de IT, Sales, Customer Service, Procurement, Supply Chain, Operations, Finance e Controlling – que foi decisiva para o desenvolvimento e implementação com sucesso da solução, garantindo que a ferramenta está totalmente alinhada com os objetivos definidos.

O principal desafio passava pela implementação de um sistema de suporte à decisão que fosse intuitivo e de acesso simplificado, que garantisse a qualquer utilizador interno ou externo da OCP Portugal uma total autonomia de consulta, extração e navegação. Era necessário que a ferramenta aglomerasse a informação de forma simplificada, fiável e em permanente atualização.

Dando um exemplo concreto, antes da implementação da solução de data analytics desenvolvida pela BI4All, quando era necessário desenvolver relatórios e listagens, tinham de ser solicitados pedidos ao departamento de IT, ficando o negócio dependente da disponibilidade destes para a extração da informação dos seus sistemas de backend. Um processo demorado, pouco fiável e que originava diversas ineficiências.

A solução

A solução implementada pela BI4All corresponde aos requisitos e às necessidades organizacionais da OCP Portugal, proporcionando às suas equipas mecanismos de reporting e indicadores importantes para a gestão. Adicionalmente, os decisores da OCP Portugal passaram a dispor de uma fonte base de suporte à tomada de decisões estratégicas, tanto do ponto de vista da gestão, como operacional.

A organização irá continuar a reforçar a solução existente e evoluir para outras áreas, estando ainda a ser avaliados temas como a inteligência artificial e machine learning em áreas sinalizadas.

“A solução de data analytics implementada na OCP Portugal tem como objetivo garantir vantagens como o aumento da competitividade, eficiência e a rentabilidade de toda a empresa. Este tipo de soluções disruptivas e inovadoras permitem elevar as organizações a um novo nível, dando-lhes insights precisos e reais de forma a responderem às exigências do mercado”, explica José Oliveira, CEO da BI4All.

Os resultados

A organização ficou assim dotada de uma solução que assegura toda a recolha, análise e distribuição da informação, de uma forma otimizada e eficaz. Isto permitiu que diversos processos da organização passassem a ser medidos e analisados, o que se traduziu num aumento da produtividade e na redução das ineficiências decorrentes de determinadas tarefas operacionais.

Para António Sá, Diretor de Sistemas de Informação da OCP Portugal, “esta solução trouxe realmente vários benefícios para o nosso dia-a- -dia. Hoje temos os relatórios e mapas de gestão atualizados e disponíveis logo na primeiro hora da manhã, KPI atualizados e medidos diariamente e o fecho financeiro do mês foi reduzido em dois dias. Temos agora decisões mais rápidas e suportadas em números e evoluímos para um modelo de BI self-service”.

“Obter a consultoria e o acompanhamento de uma empresa especializada em data analytics como a BI4All tornou possível uma ligação exímia entre o negócio e a tecnologia, através de uma abordagem completa e uma compreensão precisa das necessidades, desafios e objetivos que existiam, o que se espelha na solução concretizada”.

A BI4All passou, inclusivamente, a ter um papel importante na definição e clarificação do roadmap de analytics da OCP Portugal, dado conhecer em profundidade os sistemas, as pessoas, os objetivos e todos os contornos da organização.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.