IA apoia serviços logísticos na área da saúde

A solução de inteligência artificial desenvolvida pela BI4All auxiliou a Alloga-Logifarma na inserção automática da informação recebida, aumentando assim a produtividade dos colaboradores

IA apoia serviços logísticos na área da saúde

A Alloga-Logifarma dedica-se à prestação de serviços logísticos na área da saúde para a indústria farmacêutica.

Atualmente, tem dois armazéns na zona de Sintra, onde são armazenados produto, e três plataformas de cross docking no Porto, Algarve e Castelo Branco. Depois de receberem os produtos oriundos das fábricas espalhadas por toda a Europa e Ásia, estes são rececionados e armazenados, sendo posteriormente recebidos os pedidos de encomendas que serão preparados e distribuídos em hospitais, farmácias, clínicas de ótica e dentárias, etc.

Todos os dias, recebem inúmeras packing lists com dezenas de páginas e centenas de linhas que têm de ser validadas e introduzidas manualmente e o processo de receção e a introdução da informação nos sistemas tornava-se, assim, moroso e passível de erro.

O grande objetivo era a inserção automática da informação que chegava em papel e era posteriormente introduzida manualmente pelos colaboradores. Embora o armazém da Alloga-Logifarma já possua há muitos anos um sistema de gestão de armazéns, os dados eram introduzidos de forma manual através de uma pistola de radiofrequência que estava ligada ao sistema de gestão de armazéns.

A solução

A solução foi identificada no levantamento de um conjunto de necessidades que permitisse à Alloga-Logifarma uma melhoria dos seus processos. Após uma definição do problema e, de um estudo de mercado face à particularidade dos requisitos apresentados, foi decidida a implementação desta solução.

A solução de inteligência artificial desenvolvida pela BI4All veio agilizar o processo de inserção da informação das dezenas de fornecimentos de unidades de produção que a Alloga-Logifarma recebe diariamente.

“Hoje, se tiverem a packing list que acompanha a mercadoria, esses dados são introduzidos automaticamente, havendo depois um processo de impressão de etiquetas. Assim, os dados são captados por digitalização e entram diretamente no sistema de gestão de armazéns, o que permitiu normalizar a informação e tê-la facilmente acessível”, explica Inês Ferraz da Costa, Presidente da Comissão Executiva Alloga-Logifarma.

A grande vantagem desta solução é que é totalmente centrada no utilizador operacional, pelo que não exige qualquer grau de especialização técnica. Qualquer cliente, independentemente da sua formação, pode através de uma interface gráfica amigável ensinar o algoritmo com novos padrões sem requerer qualquer apoio técnico.

Os resultados

André Marques, AI & Data Science Lead da BI4All, acredita que esta “é uma necessidade transversal a todos os negócios pelo que a aposta tem sido ao nível do melhoramento contínuo da solução através do aumento de performance dos algoritmos de IA ou pela adição de novas funcionalidades à plataforma que tira partido dos mesmos. Face à versão inicial, outros módulos já foram e serão adicionados para permitir que o processo seja cada vez mais automático”.

O feedback da Alloga-Logifarma foi bastante positivo e rapidamente identificaram os benefícios que esta solução trouxe à empresa, nomeadamente a redução do lead time de entrega, o aumento de produtividade, a redução de erros, a antecipação da informação e uma redução em 50% do trabalho administrativo. Há, atualmente, uma melhor organização da atividade, os colaboradores estão alocados a trabalhos menos repetitivos e a empresa ganhou maiores vantagens competitivas face a concorrência. A solução tecnológica da BI4All veio, assim, trazer agilidade e eficiência ao processo, assim como possibilitou alocar os colaboradores a tarefas menos repetitivas.

Houve, ainda, um projeto paralelo de agendamento de mercadorias, com o objetivo de a empresa saber o que vai receber no dia seguinte e conseguir identificar os produtos que estão em falta no sistema de gestão de armazéns. Para além das vantagens para o negócio, os próprios clientes tem demonstrado a sua satisfação em trabalhar com um parceiro tecnologicamente avançado.

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IT INSIGHT Nº 35 Janeiro 2022

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