EDP Labelec aposta na digitalização dos processos

A EDP Labelec já não precisa de aguardar pela entrega física de relatórios, uma vez que a aplicação escolhida visa substituir um processo que era dependente de papel e construir um processo de comunicação mais ágil entre as equipas

EDP Labelec aposta na digitalização dos processos

O desafio

Os principais desafios a que a EDP Labelec pretendia responder prendiam-se com a digitalização de um processo que era totalmente dependente de papel e que podia tornar-se mais ágil. A informação de contexto dos trabalhos de inspeção de linhas era registada em papel, pelas equipas de terreno, num documento que tinha de ser entregue semanalmente no escritório. Posteriormente, na fase de análise da informação, esse registo em papel tinha de se deslocar entre tabuleiros físicos consoante a etapa do processo de análise em que se encontrava o processamento de dados. Além do elevado tempo necessário para rececionar essa informação em escritório, o formato usado não permitia um acompanhamento fácil das várias etapas do processo.

A solução

Muito do trabalho de quotidiano tem potencial para ser automatizado. Como tal, existe uma grande necessidade de soluções digitais que podem tornar o trabalho mais eficiente e que permitam aos colaboradores focarem-se em tarefas que aportem maior valor para as organizações.

A implementação deste tipo de soluções, baseadas em plataformas low-code, são, por isso, essenciais, pois têm um time-to-market mais reduzido e permitem também uma aceleração daquelas que são as jornadas de transformação digital das empresas.

A Power Platform, a plataforma low-code da Microsoft e da qual as Power Apps fazem parte, permitiu à Xpand IT construir esta aplicação otimizada para tablets com um time-to-market mais reduzido sem que fosse comprometida a qualidade e eficácia do produto final. Assim, através das Power Apps, foi possível construir uma solução de raiz, de rápida implementação – o tempo de desenvolvimento foi de aproximadamente duas semanas – e de fácil manutenção.

A PowerApps tem o principal objetivo de digitalizar e agilizar todo o processo de inspeção de linhas, um processo que até então era feito de uma forma manual, baseado em papel e em troca de informação de modo físico entre as equipas que atuam no terreno e as equipas de backoffice.

“A nossa solução casava perfeitamente com as necessidades da EDP Labelec, uma vez que pretendiam incluir este projeto no âmbito da sua iniciativa Digital Quickwins (projetos digitais pequenos e de rápida implementação). É, sem dúvida, uma solução com margem para crescer e que poderá, no futuro, ter diferentes atualizações. Algumas das possibilidades de evolução desta aplicação incluem a adição de dashboards com diferentes análises ou métricas, a inclusão de diferentes formulários e/ou outro tipo de conteúdos e até a possibilidade de incluirmos diferentes tipos de roles dentro das equipas que gerem os processos e respetivas funcionalidades”, afirma Sérgio Viana, Partner, DX & UX Lead da Xpand IT.

Os resultados

Durante 2021 e 2022 a área de Inspeção de Ativos da EDP Labelec conseguiu estabilizar e reduzir o prazo de entrega dos relatórios de inspeção de linhas e o formato da aplicação para tablet e a tecnologia Power Apps, assente na cloud, permitiu desenvolver um processo de transferência de informação muito rápida e automatizada entre as equipas de terreno e o escritório.

Adicionalmente, os dashboards desenvolvidos possibilitaram a obtenção de informação de gestão em tempo real, dando uma preciosa ajuda na coordenação da atividade.

Com a ferramenta desenvolvida foi possível digitalizar este fluxo de trabalho, acelerando a velocidade e a frequência da receção da informação.

A iniciativa deu ainda um forte contributo para permitir o contexto de regime híbrido na atividade de backoffice, possibilitando que todos os elementos da equipa tivessem acesso à informação.

Segundo fonte oficial da EDP Labelec, “neste momento, a ferramenta desenvolvida é a base dos registos e do acompanhamento. Tornou-se uma ferramenta essencial no nosso dia a dia. O projeto permitiu dar um pontapé de saída na consciencialização da importância destas ferramentas, na facilidade do seu uso, e na possibilidade de construir internamente ferramentas adicionais, utilizando a base de trabalho desenvolvida”.

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.