Supercomputador utilizado na produção de energia renovável

O Summit, da IBM, vai agora apoiar duas investigações da General Electric no campo da energia eólica, uma das quais em concordância com o projeto ExaWind, do Departamento de Energia dos EUA

Supercomputador utilizado na produção de energia renovável

A General Electric (GE), empresa do setor da energia, vai começar a utilizar um dos mais poderosos supercomputadores Summit da IBM – na realização de duas novas investigações para impulsionar a produção de energia renovável. O sistema do Summit é o segundo mais poderoso do mundo – a seguir ao supercomputador Fugaku, localizado no Japão – com uma potência de 70 milhões de iPhones 11. O supercomputador da IBM tem a capacidade de executar grandes computações, como simular o comportamento dos sistemas e resolver complexos problemas de física. 

No mês passado, o Departamento de Energia (DoE) dos EUA, que acolhe o Summit no Laboratório Nacional de Oak Ridge, atribuiu um total de mais de sete milhões de horas de nó no supercomputador para vinte equipas de investigação, duas das quais pertencem à GE. 

Uma das equipas de investigação da GE, liderada por Jing Li, recebeu 240 mil horas de nó para avançar na sua pesquisa no campo da energia eólica offshore. A equipa vai olhar, em particular, para um fenómeno chamado jatos costeiros de baixo nível – que podem afetar o desempenho das turbinas. Graças ao computador, com alta fidelidade, os investigadores vão poder simular as interações entre os jatos e os parques eólicos.

Li espera conseguir executar simulações complexas para estudar novas formas de controlar e operar turbinas offshore com o intuito de melhorar a produção eólica. Os resultados da investigação vão ainda ser utilizados para desenvolver o projeto ExaWind do DoE, concebido para acelerar a implantação de centrais eólicas onshore e offshores nos EUA. 

A ‘bolsa’ foi ainda atribuída a Michal Osusky da GE, com 256 mil horas de nó no Summit para um projeto que se foca na aplicação de métodos de machine learning para melhorar o design de máquinas como motores a jato ou turbinas. "Estas simulações forneceriam uma visão sem precedentes do que está a acontecer nestas complexas máquinas, muito além do que é possível através dos testes experimentais de hoje", explica Osusky.

Ao combinar o machine learning e a simulação, a equipa pode imitar os motores reais e fazer testes virtuais para verificar os designs. "A esperança é que possamos utilizar uma plataforma como esta para acelerar o processo de descoberta e validação para designs de motores mais limpos e eficientes, que promovam ainda mais os nossos objetivos de descarbonização”, conclui. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.