Progresso em eficiência energética deve ser duplicado para atingir objetivos sustentáveis

A 8.ª Conferência Global Anual da IEA sobre Eficiência Energética vai discutir o que é necessário para atingir os objetivos energéticos e climáticos

Progresso em eficiência energética deve ser duplicado para atingir objetivos sustentáveis

A Agência Internacional de Energia (IEA) vai reunir em França os líderes mundiais da energia e do clima para um encontro ministerial sobre eficiência energética. Uma nova análise da IEA mostra que, a nível global, é necessário duplicar os progressos em eficiência energética até 2030, no âmbito dos esforços para melhorar a segurança e a acessibilidade da energia, mantendo o objetivo de limitar o aquecimento global a 1.5.C.

A 8.ª Conferência Global Anual da IEA sobre Eficiência Energética decorre em Versalhes, com 700 pessoas de mais de 80 países, incluindo mais de 30 ministros e 50 CEO, para abordar como acelerar as melhorias em termos de eficiência energética. O evento é co-organizado por Agnès Pannier-Runacher, Ministra da Transição Energética de França, e por Fatih Birol, Executive Director da IEA, em parceria com a Schneider Electric.

Um relatório publicado para a conferência, o “Eficiência Energética: A Década para a Ação”, destaca que aumentar os progressos anuais em matéria de eficiência energética, dos atuais 2,2% para mais de 4% até 2030, permitiria obter reduções vitais das emissões de gases de efeito de estufa e, simultaneamente, criar emprego, ampliar o acesso à energia, reduzir as faturas energéticas, diminuir a poluição atmosférica e diminuir a dependência dos países das importações de combustíveis fósseis, entre outros benefícios sociais e económicos.

Prevê-se que o investimento em eficiência energética atinja níveis recorde em 2023, apesar de um abrandamento do crescimento anual, uma vez que o elevado custo de capital tem um grande peso sobre os potenciais novos projetos. De acordo com as atuais políticas previstas e anunciadas, calcula-se que o investimento relacionado com a eficiência aumente em mais 50%. No entanto, para que o progresso anual duplique, os investimentos no setor devem aumentar dos atuais 600 mil milhões de dólares para mais de 1.8 biliões de dólares até 2030.

Atualmente estamos a assistir a um grande ímpeto em prol da eficiência energética. Os países que representam mais de 70% do consumo mundial de energia introduziram políticas de eficiência novas ou melhoradas desde o início da crise energética mundial, há mais de um ano. Precisamos, agora, de acelerar o nosso ritmo e duplicar os progressos em eficiência energética até ao final da presente década”, comentou Fatih Birol, Executive Director da IEA. “Acredito que esta importante conferência mundial, que tenho o prazer de co-organizar com a Ministra francesa Pannier-Runacher, pode ser um impulso vital para acelerar a ambição e a ação”, acrescenta.

O novo relatório da IEA mostra que duplicar os esforços de eficiência energética pode repercutir-se na sociedade. Atualmente, o setor emprega dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo. Com uma maior ambição, as atividades de eficiência energética poderão criar mais 12 milhões de empregos a nível mundial até 2030. 

Para continuar a apoiar uma ação mais sólida no âmbito da eficiência, a IEA desenvolveu e atualizou o seu toolkit de políticas para os governos, dividido em duas partes. A primeira é constituída por dez princípios estratégicos baseados nas recomendações da Comissão Global para a Ação Urgente sobre Eficiência Energética, que reúnem as principais aprendizagens da experiência global sobre como maximizar o impacto de todas as políticas e programas de eficiência energética. A segunda é um conjunto de pacotes de políticas setoriais que destacam as principais medidas disponíveis para os governos e como podem ser integradas num conjunto coerente e eficaz de políticas e ações para conseguir ganhos de eficiência mais rápidos e mais sólidos. Este toolkit para 2023 inclui dois novos pacotes de políticas sobre cozinha limpa e financiamento, bem como atualizações dos pacotes já existentes.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.