Mais de metade das empresas industriais tem objetivos de neutralidade carbónica

O relatório da Schneider Electric, realizado em conjunto com a Omdia, demonstra que há ainda potencial e oportunidade para que estas organizações atinjam os objetivos da sustentabilidade

Mais de metade das empresas industriais tem objetivos de neutralidade carbónica

O tema da sustentabilidade está cada vez mais presente na agenda das empresas. 

Numa investigação levada a cabo pela Schneider Electric e pela Omdia que contou com a participação de centenas de empresas industriais de diversas dimensões e dos mais variados setores, os líderes das organizações admitiram compreender o peso da tecnologia quando se trata de reduzir o impacto ambiental.

O relatório revela que 57% dos inquiridos tem como objetivo atingir as zero emissões de gases com efeito de estufa, com quase metade (49%) à espera de melhor desempenho e poupança de custos.

No entanto, e apesar de alguns objetivos ambiciosos, 48% admite que ainda não tomou as medidas necessárias para levar a cabo esta ação e menos de 30% está no bom caminho para atingir os objetivos.

Entre as principais tecnologias que poderão impactar as iniciativas sustentáveis encontra-se a automação mais eficiente, sistemas de gestão de energia, tecnologia cloud, monitorização da cadeia de abastecimento e mais sensores. Enquanto mais de 50% prevê implementar sistemas de gestão e energias renováveis dentro de três anos, 54% dos inquiridos já está mesmo a utilizar tecnologia de gémeos digitais que tenham o foco na sustentabilidade.

Barbara Frei, Executive Vice President, Industrial Automation da Schneider Electric, defende que “o setor da produção industrial está a compreender cada vez mais o valor dos objetivos de sustentabilidade e eficiência. Há agora provas claras de que a valorização das pessoas e do planeta conduz a lucros mais elevados”.

78% dos inquiridos defende que o executivo de nível superior deverá ser responsável pelos esforços e iniciativas tomadas em prol da sustentabilidade da empresa. No entanto, 23% considera as prioridades competitivas como um desafio.

A tecnologia será um aliado para ajudar a alcançar os melhores resultados das empresas industriais ao nível da sustentabilidade.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.