Líderes acreditam que IA é essencial para fazer face às alterações climáticas

Novo relatório indica, contudo, que as organizações enfrentam obstáculos como a insuficiência de conhecimentos sobre IA e a desconfiança nas conclusões que se extraem

Líderes acreditam que IA é essencial para fazer face às alterações climáticas

A aplicação de tecnologias de análise avançada e Inteligência Artificial (IA) na minimização das alterações climáticas e na minimização dos seus impactos nos negócios é essencial para que se mude o rumo do planeta, indica um novo relatório da BCG “How How AI Can Be a Powerful Tool in the Fight Against Climate Change”, realizado em parceria com a AI for the Planet Alliance. As conclusões indicam que 87% dos líderes dos setores público e privado que supervisionam os temas do clima e da IA acreditam que este é um bem valioso na luta contra as alterações climáticas. 

Com base nos resultados do inquérito a mais de mil líderes com autoridade para decidir sobre a IA ou sobre iniciativas de alterações climáticas, o relatório conclui que apenas 43% das organizações consideram usar IA nos esforços climáticos nas suas empresas. Os três setores com mais potencial para integrar estas soluções são os bens industriais (53%), o setor público (48%) e o setor automóvel (44%). 

Contudo, existe entre os peritos na matéria um consenso generalizado de que continua a haver barreiras significativas à adoção de IA: 78% dos inquiridos afirma que os conhecimentos sobre o tópico são insuficientes, sendo um obstáculo à sua utilização para o cumprimento dos seus objetivos climáticos. Além disso, 77% aponta a disponibilidade limitada de soluções de IA como um bloqueio e 67% destaca a falta de confiança nos dados e resultados da tecnologia. 

As alterações climáticas estão na ordem do dia e existem várias ferramentas para apoiar empresas e governos na minimização da sua pegada e no atingimento da neutralidade carbónica. É inegável que a tecnologia tem e terá um papel fundamental. A capacidade única da IA de recolher, completar e interpretar conjuntos de dados grandes e complexos pode ajudar todos os atores económicos a adotar uma abordagem mais informada e orientada dos dados na descarbonização da economia e na abordagem aos riscos climáticos, prevenindo consequências destas alterações e minimizando danos resultantes”, afirma Carlos Elavai, Managing Partner da BCG em Portugal. 

A BCG afirma que os líderes globais podem utilizar a IA para alcançar os seus objetivos de múltiplas formas. Em primeiro lugar pela mitigação, através do uso da IA na medição, redução e remoção de emissões e efeitos de gases com efeito de estufa (GEE). Mais de 60% dos líderes dos setores público e privado veem a redução e medição das emissões com relevante valor de negócio para as suas organizações. Segundo a BCG, a utilização de IA pode conduzir a reduções de 5% a 10% das emissões de GEE equivalente a 2,6 a 5,3 giga toneladas de CO2 globalmente. 

Outra opção será a aposta em mecanismos de adaptação e resiliência. A adaptação às alterações climáticas deve ser uma aposta para os decisores políticos e públicos, uma vez que aumenta a resiliência aos seus efeitos a longo prazo e aos eventos climáticos extremos. A IA também poderá ser adequada para prever ameaças relacionadas com o clima, quer melhorando projeções a longo prazo de eventos localizados, como a subida do nível do mar, quer atualizando sistemas de alerta precoce para fenómenos extremos, como furacões ou secas. 

Por fim, a tecnologia poderá apoiar a investigação e educação sobre alterações climáticas, ajudando a compreender os riscos e implicações envolvidos, encorajando a partilha de conhecimento. Estes esforços apoiam e ampliam o trabalho em curso para a mitigação, adaptação e resiliência. 

O relatório realça, ainda, que apesar da multiplicidade de utilizações para a IA no contexto das alterações climáticas, qualquer solução bem-sucedida terá de ser de fácil utilização e prontamente acessível, oferecendo benefícios tangíveis para o utilizador. Por conseguinte, as soluções de IA necessitam de um apoio muito mais significativo, incluindo não só o acesso capital, mas também decisores e profissionais com a formação adequada.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.