Ferramenta digital ajuda cidades a alcançarem objetivos da mobilidade sustentável

A Global New Mobility Coalition, uma iniciativa do Fórum Económico Mundial, desenvolveu uma ferramenta, em colaboração com cidades teste e os setores público e privado. O objetivo passa por ajudar as cidades a avaliarem o progresso nesta área e a definirem ações que as permitam avançar para uma transição mais sustentável e inclusiva

Ferramenta digital ajuda cidades a alcançarem objetivos da mobilidade sustentável

Apesar dos diferentes contextos em que a vida de cada um se organiza, a população mundial concentra-se cada vez mais nas cidades e nas suas periferias.

Esta realidade cria uma necessidade urgente de desenvolver sistemas de trânsito multimodais que, para além de agilizarem a vida para quem se desloca diariamente entre as regiões metropolitanas e os centros das cidades, sejam capazes de reduzir as emissões e, desta forma, melhorar a qualidade do ar e contribuir para um mundo mais sustentável ao nível ambiental.

A Global New Mobility Coalition, uma iniciativa do Fórum Económico Mundial, desenvolveu a ferramenta Urban Mobility Scorecard. A ferramenta, desenvolvida em colaboração com três cidades de teste e com os setores público e privado, pretende ajudar as cidades a avaliarem o progresso em termos de mobilidade sustentável e a definirem ações sobre novas políticas e regulamentos que contribuam para a transição da mobilidade sustentável e inclusiva.

O projeto conta com vários setores como o da mobilidade partilhada e energia, assim como várias ONG ligadas ao tema. Graças a um grupo de trabalho, foi possível desenvolver esta ferramenta, que investiga a mobilidade urbana através de três pilares:

  • Governance: A ferramenta explora a possibilidade de criar ecossistemas de mobilidade urbana mais adaptáveis e prontos para o futuro e alinhados com parâmetros institucionais (planeamento, financiamento e alocação de recursos), regulação (meio ambiente, acesso a veículos urbanos e gestão de dados) e inovação (mobilidade partilhada, projetos-piloto e eletrificação);
  • Resiliência: Este pilar serve para compreender como é que as cidades organizam o espaço para diferentes fins, como o estacionamento de rua, por exemplo, e como é que a mobilidade é pensada durante o planeamento – inclui atribuição de espaço e questões de gestão de calçadas, passeios;
  • Conetividade: Trata de avaliar o quão conveniente e acessível é o sistema de mobilidade de uma cidade. Investiga a forma como é integrada a mobilidade e avalia o acesso seguro e equitativo.

O teste à mobilidade urbana em três cidades

Buenos Aires, na Argentina; Curridabat na Costa Rica; e Singapura foram as cidades escolhidas para testar a ferramenta Scorecard. Estas cidades partilharam os desafios da mobilidade sustentável e forneceram feedback sobre as avaliações utilizadas através da ferramenta, como é o caso dos ecossistemas de mobilidade sustentável.

Desenvolvimento da ferramenta: Desafios a superar

Apesar de o desenvolvimento da ferramenta Scorecard ter tido o contributo de várias partes, os diálogos com estes intervenientes vieram pôr a descoberto um conjunto de desafios estruturais que as cidades e empresas têm de enfrentar para alcançar uma transição rápida para a mobilidade mais sustentável. Destas questões é necessário:

  • Superar lacunas em investimento e financiamento: O processo de transição para a mobilidade sustentável exige atenção relativamente à resolução das lacunas no investimento. É necessário financiar novas infraestruturas, explorar novos modelos de investimento para incentivar o investimento do setor privado e do setor público;
  • Melhorar a colaboração e a ação na entrega da eletrificação: A eletrificação dos transportes é um interesse comum, público e privado, que deve ser amplificado para que seja alcançado num curto espaço de tempo. É necessária uma coordenação e colaboração a vários níveis: administração municipal, governo e setores público e privado;
  • Pensar a inclusão na mobilidade: A acessibilidade e a equidade devem estar incluídas no planeamento da mobilidade e na transição para a mobilidade sustentável, com o planeamento universal do ambiente urbano e a criação de sistemas de transportes públicos convenientes e acessíveis, permitindo que a mobilidade sustentável chegue a todos.

Olhar o futuro

De futuro, o objetivo da Global New Mobility Coalition passa por colaborar com mais cidades, empresas e sociedade civil para continuar a desenvolver esta ferramenta e ajudar as cidades e empresas a avançarem nas questões da mobilidade urbana sustentável.

O foco concentrar-se-á nas economias emergentes de forma a incentivar a ação e a consequente transição. As cidades participantes terão acesso à versão digitalizada da ferramenta de mobilidade, com a possibilidade de autoavaliarem o desempenho em sete áreas distintas da mobilidade urbana, avaliando o seu progresso e trabalhando para alcançar os objetivos propostos.

A iniciativa está agora também concentrada no novo fluxo de trabalho sobre o financiamento da transição para a mobilidade urbana, que junta os operadores, instituições financeiras, administrações municipais e ONG para um trabalho em conjunto que pretende superar a lacuna de investimento para a mobilidade sustentável. O foco centra-se na eletrificação e na dinamização da mobilidade partilhada e nas respetivas medidas necessárias para canalizar o investimento público-privado para estas áreas.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.