Tendências da mobilidade global em 2023

De acordo com a Jobbatical, o nomadismo digital, o trabalho remoto e híbrido, a inclusividade, a aquisição e retenção de talentos, e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional são fatores definidores do panorama da mobilidade em 2023

Tendências da mobilidade global em 2023

A realocação de talentos, a ascensão do trabalho remoto e híbrido e as viagens de negócios mudaram o panorama da mobilidade global e, de acordo com a Jobbatical, resultaram na necessidade de gerir forças de trabalho que estão distribuídas por todo o mundo. Neste sentido, a empresa reuniu cinco tendências de mobilidade global que vão ganhar destaque em 2023.

  1. Nomadismo digital: À medida que o mercado de trabalho se torna mais móvel e digital, é inevitável ir além dos modelos tradicionais de carreira, afirmam. Em 2023, o talento será encorajado a mudar para novas funções, tarefas, projectos, e muitas vezes para diferentes geografias. De acordo com a Deloitte, 72% dos executivos pensam que a capacidade dos seus trabalhadores para se adaptarem, reciclarem e assumirem novos papéis é o factor mais importante ou o segundo mais importante para navegar no futuro disruptivo do mercado de trabalho.
  2. Trabalho híbrido e remoto veio para ficar: A necessidade de trabalho flexível aumentou como resultado da pandemia global. 85% dos profissionais de recursos humanos inquiridos pelo Topia em 2022 afirmaram esperar que os pedidos de trabalho à distância aumentem. E, em resposta, as organizações estão a definir estratégias de talento para se concentrarem no trabalho à distância. Embora o trabalho à distância traga muitos benefícios ao empregado e ao empregador, acrescenta desafios, complexidade e riscos que exigem que as organizações invistam em ferramentas e tecnologias concebidas para os mitigar.
  3. Equidade e inclusividade são as palavras de ordem: Os trabalhadores sentem um maior sentimento de pertença quando é dada maior ênfase à diversidade, equidade e iniciativas de inclusão. Um estudo da Deloitte partilhou que as mulheres representam mais de 40% da força de trabalho global. Os Millennials compreenderão 75% da mão-de-obra até 2025, e 59% estão dispostos a trabalhar no estrangeiro. Adicionalmente, ainda que a imigração tenha os seus desafios e obstáculos, o talento estrangeiro tem sido muito procurado por combater a escassez de talento e contribuir para uma maior diversidade cultural, de valores e de experiências.
  4. Aquisição e retenção de talentos: O combate à escassez de talento já não é novidade e no ano de 2023 o desafio continua. A acrescentar a isto, surge ainda a preocupação de reter talento. Para assegurar a aquisição e retenção de talentos de topo é necessário que sejam asseguradas políticas de trabalho flexíveis e satisfeitas as exigências e necessidades dos trabalhadores. De acordo com um estudo de Topia Adapt 2022, 64% das pessoas forçadas a regressar ao escritório a tempo inteiro dizem ser mais provável que procurem um novo emprego. E entre milhões de desistentes todos os meses, 41% dos empregados dizem que a flexibilidade para trabalhar a partir de casa foi uma força motriz na sua decisão.
  5. Equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional: As prioridades dos funcionários alteraram-se, procurando cada vez mais um melhor equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal e uma existência mais feliz e fácil. Por isto mesmo, a saúde, o bem-estar e a flexibilidade são três pilares fundamentais para manter trabalhadores felizes e produtivos. O bem-estar deverá estar enraizado no tecido da cultura das empresas a todos os níveis, e não ser tratado como uma questão secundária.
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.