Branded Content

Epson e SGD das Nações Unidas - um caminho em comum

A sustentabilidade tem vindo a tornar-se num tema cada vez mais prioritário na sociedade.

Epson e SGD das Nações Unidas - um caminho em comum

Trata-se de uma realidade indisputável a nível social, empresarial e governamental, e que exige uma adaptação consciente por parte de todos os intervenientes na adoção de medidas sustentáveis e de hábitos de consumo mais ecológicos. 

A nível empresarial, conceitos como “economia circular” e “tecnologia sustentável” são, atualmente, mais discutidos do que nunca e mostram-se essenciais para qualquer negócio, por diferentes motivos: redução da pegada ambiental da atividade empresarial em todos os setores; criação e implementação de uma estratégia de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) em consonância com as políticas governamentais e com os esforços a nível mundial; ou diminuição dos custos que a adoção de tecnologia e de hábitos sustentáveis trazem consigo. 

Embora sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico possam parecer dois conceitos que entram em conflito entre si, a verdade é que a tecnologia se tem demonstrado/ mostrado uma grande aliada das empresas no que respeita à otimização de processos, ao aumento da produtividade e à diminuição do consumo energético e de recursos (como emissão de CO2 ou de outros gases poluentes). 

 

Compromisso Epson e os SGD das Nações Unidas 

Em 2015, foi implementado pela Cimeira Mundial Sobre o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas o programa “Transformar o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, que inclui um conjunto de medidas que visam contribuir para um mundo mais ecológico e sustentável. 

De facto, o compromisso da Epson em contribuir para a redução do impacto ambiental em todas as fases do ciclo de vida dos seus produtos e em proporcionar soluções inovadoras cada vez mais eficientes e ecológicas está perfeitamente em linha com a agenda de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, pelo que a Epson tem trabalhado ativamente para ir ao encontro dos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável. 

Através de diferentes ações e iniciativas por todo o mundo, a Epson procura responder a estes objetivos propostos pelas Nações Unidas, enquanto simultaneamente coloca em prática o seu compromisso ambiental junto dos stakeholders. 

Os SDG englobam diferentes necessidades prioritárias como a erradicação da pobreza e da fome, aumento da saúde e bem-estar, qualidade da educação, redução das desigualdades, produção e consumo responsáveis, cidades e comunidades sustentáveis, proteção da vida aquática e terrestre, entre outros. 

 

Um plano em marcha – o contributo ibérico 

Nestes últimos anos, a Epson tem contribuído para os SDG com diversas atividades e apoios um pouco por todo o mundo. 

Em Portugal, o contributo tem sido variado, como o apoio ao movimento internacional Help-Portrait Lisboa através da disponibilização de equipamentos de impressão; parceria com o espaço de empreendedorismo de impacto e inovação social Impact Hub Lisbon, que na sua génese aposta igualmente em valores como a sustentabilidade e inclusão social; e doação de produtos a um museu de realidade aumentada em Lisboa. 

De destacar ainda outros projetos, em desenvolvimento em Espanha, como a implementação do projeto EDU2030, iniciativa que promove escolas mais ecológicas através da adoção de tecnologias sustentáveis e formações sobre economia circular e compras responsáveis; e o projeto BSearcular, uma parceria entre a Epson, a Seaqual a LCI Barcelona que tem por base a moda sustentável e a economia circular através da transformação dos plásticos apanhados no mar em tecidos para os projetos de final de curso da Escuela Superior Oficial de Diseño de Barcelona. 

Embora implicando alterações estruturais nas organizações, investimento em novos equipamentos ou criação de novas políticas internas e externas, o certo é que a aposta na Responsabilidade Social Corporativa e na sustentabilidade é um must have, que já não pode ser ignorado pelas empresas. Atuações mais conscientes, sustentáveis e sustentadas são cruciais para garantir o bem-estar social e ambiental em todo o mundo. 

 

Este conteúdo foi co-produzido pela MediaNext para a Epson.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.