Cinco estratégias de sustentabilidade que todos os CEO deveriam adotar

Atualmente, a sustentabilidade é uma das maiores prioridades para os CEO. As alterações climáticas estão a afetar gravemente o planeta e a criar novos riscos para os negócios. Perante este panorama, qual será a melhor resposta das empresas para mitigar os danos ambientais e garantir a resiliência a longo prazo? Será aumentando a vertente digital no seu ADN?

Cinco estratégias de sustentabilidade que todos os CEO deveriam adotar

Primeira estratégia – mentalidade “um único Planeta”

As empresas reconhecem que os recursos são finitos. Esta mentalidade impulsiona as empresas a desenvolver formas inovadoras de gerir os recursos, incluindo novos produtos e serviços. A adoção de práticas empresariais de economia circular é uma das chaves para que as empresas possam tirar o máximo partido da resiliência. Reconsiderando a forma como consumimos os recursos, os produtos produzidos, os serviços disponibilizados e os resíduos gerados, as empresas poderão reduzir os seus gastos, levar a cabo operações “à prova do futuro” e reinventar os seus negócios. Fazer mais com menos só será possível com recurso a sistemas ciber-fisicos, à Internet das Coisas (IoT) e ao Cloud Computing, que permitirão operações mais eficientes e inteligentes.
 

Estratégia 2 – impulsionar uma cadeia de abastecimento sustentável

Selecionar fornecedores que respeitem o meio ambiente é um objetivo chave para as empresas. Segundo a entidade CDP, 80% do impacto ecológico de um negócio tem origem na sua cadeia de abastecimento. A Schneider Electric trabalha com setores que representam, no seu todo, a maior parte do consumo mundial de energia e emissões de CO2. A empresa assumiu o compromisso de que os seus produtos e soluções terão obrigatoriamente de ajudar a reduzir quer a utilização de energia, quer as emissões de CO2, desde a fase de desenho à produção, passando pela expedição e exploração até ao final de vida de cada produto.
 

Estratégia 3 – Transparência

Os consumidores optam cada vez mais por marcas responsáveis. Cerca de 66% estão dispostos a pagar um pouco mais por produtos sustentáveis. Desta forma, torna-se imperativo que as empresas comuniquem de forma transparente o impacto ecológico das suas marcas e produtos para conseguir responder à concorrência e melhorar a sua reputação. Esta transparência inclui comprometer-se de forma clara com a redução do seu impacto para o meio ambiente e a capacidade de divulgar os resultados mediante índices de sustentabilidade.
 

Estratégia 4 – parcerias inovadoras

O aumento das parcerias pré-competitivas e das plataformas de comunidades tecnológicas demonstra a necessidade dos líderes do setor colaborarem para resolver os atuais desafios. Um exemplo é a Sustainable Apparel Coalition (SAC), que reúne marcas, produtores, vendedores e fornecedores de calçado e vestuário para desenvolver soluções que respondam a alguns desafios comuns a todos eles. A SAC criou o Índice Higg, uma ferramenta de avaliação que já é uma referência no setor para medir o impacto dos têxteis e calçado.
 

Estratégia 5 – utilizar dados e a digitalização

Os dados estão a alterar a forma como as empresas pensam sobre produtos, tecnologias e sistemas. Cerca de 87% dos líderes de negócios assumem a digitalização como uma prioridade para as suas empresas, o que representa o primeiro passo para que os processos deixem ser reativos e passem a ser proativos. A digitalização oferece dados com valor que podem proporcionar vantagens, reduzir a utilização de recursos e incrementar a eficiência energética. A nossa missão é ajudar as empresas com as quais trabalhamos a abraçar a transição energética, assegurando uma maior eficiência operacional. Pomos a ética e a responsabilidade social no centro das nossas interações com os nossos clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores, para que juntos possamos contribuir para um mundo melhor.

 

Branded Content co-produzido pela Medianext para a Schneider Electric

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