Schneider Electric distinguida em economia circular

A Schneider Electric venceu o prémio The Circulars 2019 na categoria ‘Multinacional’, pelo seu compromisso com a economia circular

Schneider Electric distinguida em economia circular

A Schneider Electric venceu o prémio The Circulars 2019, na categoria Multinacional. The Circulars, uma iniciativa do World Economic Forum e do Forum of Young Global Leaders, em colaboração com a Accenture Strategy, é o principal prémio de economia circular a nível global. Reconhece organizações públicas e privadas, bem como pessoas individuais, que contribuam significativamente para a economia circular.

Graças à economia circular, em 2018 pôde evitar-se o consumo de 40.000 toneladas de recursos primários e a emissão de 30 milhões de toneladas de CO2

A abordagem da Schneider Electric em relação à economia circular consiste num deliberado afastamento do sistema linear de desperdício, baseado em “extrair, fabricar, descartar” (ou “levar, fazer e descartar”) que é, comprovadamente, prejudicial para o planeta e o clima. A abordagem que o Grupo adota em relação à circularidade, que reflete os princípios da Ellen MacArthur Foundation, consiste em:

  • Preservar e valorizar o capital natural;
  • Minimizar a utilização de recursos primários;
  • Fomentar novos sistemas, incluindo o leasing, para prolongar o tempo de vida útil dos produtos, promover a reparação, reutilização e, finalmente, a reciclagem de materiais, se todas as outras opções forem esgotadas.

 

O prémio The Circulars 2019 reconhece o compromisso da Schneider Electric com a economia circular em todos os locais e a todos os níveis, como parte de uma abordagem universal que engloba todas as atividades da Schneider Electric:

  • Eco-design de produtos com utilização mínima de matérias-primas;
  • Propostas de Valor Circular (objetos, serviços, leasing, reparações, retoma, etc. conectados entre si);
  • Cadeia de distribuição circular (logística reversa, centros de reparação, centros de modernização e recondicionamento, etc.);
  • Administração corporativa baseada em quatro indicadores de “economia circular” no barómetro trimestral, não financeiro, de Impacto de Sustentabilidade da Schneider, o que tem repercussões na remuneração de milhares de gestores da Schneider Electric.

 

Todos os novos produtos têm um design ecológico, o que significa que são criados para serem facilmente reparados, atualizados e finalmente desmantelados, no final da sua vida útil. Os Perfis Ambientais de Produto (PEP) digitais oferecem aos clientes informação clara sobre a pegada ecológica de um produto e o seu impacto ambiental, bem como instruções detalhadas para a fase de final de vida útil, que maximizam a circularidade dos produtos após a sua “primeira vida”. Em 2019, a Schneider Electric fará um esforço redobrado por aumentar a utilização de plásticos reciclados nos seus produtos.

Para além disto, a Schneider Electric continua a implementar uma crescente gama de serviços para ajudar os clientes a prolongar o tempo de vida útil de equipamentos elétricos antigos, bem como a atualizá-los para a tecnologia mais recente. Isto é feito, por exemplo, através do seu programa Ecofit, graças a uma rede global de centros de reparação  para disjuntores de equipamentos de baixa e média tensão, e UPS. Existem também serviços adicionais para a retoma e o tratamento de baterias e equipamento de média tensão em fim de vida. Em 2018, as iniciativas de circularidade da Schneider Electric ajudaram a evitar o consumo de 40.000 toneladas de recursos primários, e a emissão de 30 milhões de toneladas de CO2 por parte dos seus clientes, maioritariamente através da renovação de equipamento existente (edifícios, indústria, infraestruturas).

A Schneider Electric também aplica princípios de circularidade em toda a sua cadeia de distribuição. Mais de 170 locais em todo o mundo possuem a etiqueta TZWL (Towards Zero Waste to Landfill) e reutilizam, atualmente, 94% dos seus resíduos.

 

A economia circular no centro da estratégia 

“A economia circular é uma transformação estratégica global e é fundamental em tudo o que fazemos,” disse Jean-Pascal Tricoire, Chairman e CEO da Schneider Electric. “É essencial para o planeta, melhora o desempenho dos nossos clientes, ajuda os governos e os países graças aos empregos locais que cria, e é estratégica para nós porque nos leva a relações sustentáveis com os nossos clientes.”

A Schneider Electric está associada à Ellen MacArthur Foundation desde 2015, como membro do programa Economia Circular (CE100), e cocriou um programa de e-learning sobre economia circular, já efetuado, até ao momento, por 4.500 colaboradores da Schneider Electric.

Todo o Grupo está envolvido no esforço de circularidade, com 10.000 engenheiros em Investigação & Desenvolvimento, 12.000 engenheiros em Serviços e 80.000 colaboradores em 200 fábricas que trabalham, diariamente, para reduzir os desperdícios e, simultaneamente, fabricar produtos da mais alta qualidade.

 

Objetivos para 2030

A Schneider Electric continua a impulsionar os seus esforços de circularidade através de um conjunto de metas ambiciosas. Em 2021, o Grupo pretende evitar o consumo de 120 mil toneladas de recursos primários e reduzir 120 milhões de toneladas de emissões de CO2 por parte dos seus clientes. Em 2025, o Grupo quer duplicar a quantidade de plástico reciclado nos seus produtos e, até 2030, pretende que 100% da energia das suas instalações provenha de fontes renováveis (em comparação com os 30% de hoje em dia), que 100% dos resíduos sejam reutilizados e que todas as embalagens provenham de fontes recicladas ou certificadas.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.