Schneider Electric identifica vetores estratégicos para 2016

A Schneider Electric deu a conhecer aqueles que identifica como os principais vetores do mercado em 2016: transformação do IT, conetividade crescente entre pessoas e entre objetos, digitalização dos processos das empresas, sustentabilidade e eficiência energética. O fabricante pretende introduzir em breve no mercado português o conceito de micro data centers.

Schneider Electric identifica vetores estratégicos para 2016

Num almoço com a imprensa, David Claudino, country president da Schneider Electric para Portugal, revelou que o IT é um dos principais drivers para 2016, dizendo que a multinacional pode intervir na atual mudança vivida nesta área através da conetividade, aludindo à sua oferta para edifícios inteligentes, indústria e domótica. “A Schneider é fundamental na atual transformação”, apontou.

A digitalização das empresas foi outro dos impulsionadores apontados, com o responsável da Schneider a alertar para o facto dos processos comerciais estarem a mudar, sobretudo ao nível da interação dos utilizadores com as empresas.

De fora não ficou a sustentabilidade, o “core” da atividade da empresa, que a Schneider identifica como fundamental para um mundo mais rentável. “Eficiência energética e gestão são fundamentais”, disse.

João Rodrigues, IT business vice president da Schneider Electric.

João Rodrigues, IT business vice president, alertou para o facto da sustentabilidade ser importante não só do ponto de vista da preservação do planeta mas sobretudo porque é importante para “a melhoria dos resultados das empresas”.

O responsável realçou ainda que a economia digital tem hoje um “impacto tremendo” sobre a infraestrutura. “Enquanto utilizadores de inúmeros dispositivos, estamos a pressionar todas as infraestruturas existentes, que estão a ser severamente stressadas por esta nova realidade. O digital é uma transformação que veio para ficar e que não vai parar”. João Rodrigues deixou ainda outro alerta: “Cada vez mais o aumento significativo das comunicações e dos dados que são gerados e transferidos vai fazer com que os data centers construídos não há muito tempo, talvez há cinco anos, tenham níveis de performance no seu limite de capacidade”.

O mesmo se passa com a eficiência destes data centers, que está desatualizada.

“Os service providers têm que sentir a necessidade de otimizar as suas infraestruturas sob pena deles próprios se tornarem ineficientes e portanto não competitivos para os respetivos clientes. É um desafio que todos têm que ter presente, porque mesmo as infraestruturas que consideramos estar atualizadas pode na realidade não estar”.

Em 2016 a Schneider pretende introduzir no mercado português o conceito de micro data centers. “O grande data center não invalida a existência de pequenos data centers, mais próximos, onde se produz e onde se processa a informação. É uma das áreas que vamos seguramente promover e trabalhar muito em breve, porque reduz o custo inicial para as empresas e pode fazer sentido para uma empresa já muito consolidada, não apenas para startups, integrando uma estratégia de Cloud".

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.