Trump admite que EUA continuem a vender à Huawei

Na Cimeira do G20, que decorreu em Osaka este fim de semana, Donald Trump admitiu que a Casa Branca pode vir a permitir que as empresas nacionais vendam produtos à Huawei

Trump admite que EUA continuem a vender à Huawei

Donald Trump e Xi Jinping reuniram, por altura da cimeira do G20, no Japão, de forma a conversarem sobre a guerra comercial EUA-China que tem tido a Huawei como protagonista.

As declarações do presidente norte-americano parecem suavizar a tensão e servir de ‘tréguas’ entre EUA e China, e Trump prometeu retomar as negociações com os chineses, referindo ainda que os EUA não iriam “adicionar ou remover tarifas [alfandegárias], pelo menos por enquanto”.

Os EUA tinham limitado, por exemplo, a Google, de fazer negócio com a Huawei, tendo as preocupações com a segurança nacional como justificação. Trump não referiu quais as empresas que poderiam voltar a fornecer à Huawei, mas o Conselho Económico Nacional dos EUA já deixou claro que as preocupações se mantêm e que os equipamentos mais sensíveis ficarão de fora dos negócios com a China.

Depois das declarações do presidente norte-americano, a resposta no continente asiático foi a subida do valor das ações de vários fornecedores da Huawei, incluindo os americanos, tendo os investidores encarado as declarações de Trump como um bom sinal.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.