ONU terá encoberto hack

Uma falha de segurança terá comprometido 20 contas de administrador e terá sido implementado malware em 40 servidores. Esta falha de segurança terá ocorrido em 2019, mas terá sido encoberto

ONU terá encoberto hack

A Organização das Nações Unidas (ONU) terá sido invadida em 2019, mas a entidade optou por encobrir o incidente de segurança cibernética. Esta é a alegação depois de uma investigação do The New Humanitarian (NH), uma agência de notícias dedicada a assuntos humanitários, depois de supostamente encontrar um relatório confidencial sobre as redes e bancos de dados da ONU, que tinham sido severamente comprometidas durante o ano passado.

De acordo com o NH, a ONU tinha conhecimento de uma invasão dos seus sistemas de IT no ano passado, mas optou por não divulgar o assunto. “A ONU não divulgou publicamente um grande ataque de hackers aos seus sistemas de IT na Europa - uma decisão que potencialmente colocaria funcionários, outras organizações e indivíduos em risco, segundo os defensores da proteção de dados”, afirmou o relatório da NH.

A 30 de agosto de 2019, os funcionários de IT que trabalhavam nos escritórios da ONU em Genebra emitiram um alerta para as suas equipas de tecnologia sobre um incidente que envolvia hackers”, explica a NH. “O complexo ataque cibernético às redes da ONU em Genebra e Viena começaram mais de um mês antes, mas esteve totalmente escondido”.

A agência de notícias alega que dezenas de servidores da ONU - incluindo sistemas nos seus escritórios de direitos humanos, bem como o seu departamento de recursos humanos - foram comprometidos e algumas contas de administrador foram violadas.

O ataque cibernético terá começado em meados de julho, segundo a publicação. O incidente resultou num “grande colapso”, de acordo com um alto funcionário de IT da ONU familiarizado com as consequências, que falou com a NH sob condição de anonimato. Quando o NH pediu à ONU que comentasse, confirmou que manteve o hack em silêncio.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.