Ofertas de emprego podem esconder malware

A Kaspersky detetou, durante o primeiro trimestre do ano, uma grande quantidade de e-mails com falsas ofertas de trabalho

Ofertas de emprego podem esconder malware

O novo relatório sobre Spam e Phishing do primeiro trimestre de 2019 mostra que os especialistas da Kaspersky detetaram uma grande quantidade de e-mails spam com ofertas de trabalho falsas, que pareciam vir diretamente de uma empresa de recursos humanos. Os emails instalaram malware nos dispositivos dos utilizadores para conseguirem roubar-lhes dinheiro, relata a Kaspersky.

O relatório mostra que os destinatários das mensagens de spam recebiam uma oferta de trabalho e, posteriormente, eram convidados a participar num sistema de procura de ofertas de emprego gratuito, para o qual tinham que instalar uma aplicação nos seus dispositivos que lhes desse acesso ao banco de dados da procura de emprego.

Para fazer com que o processo de instalação parecesse fiável, os hackers criaram uma janela pop-up com as palavras "Proteção DDoS" e uma mensagem falsa dizendo que o utilizador estava a ser redirecionado para o site de uma das maiores empresas de recrutamento.

As vítimas foram redirecionadas para um site de armazenamento na cloud, onde descarregaram um software malicioso semelhante a um arquivo do Word. A sua função era descarregar o famoso banco Trojan Gozi, um dos programas maliciosos mais usados para roubar dinheiro. A Kaspersky deteta-o como Trojan-Banker.Win32.Gozi.bqr.

 

Para evitar ser vítima de spam malicioso, a Kaspersky recomenda:

·       Verifique sempre o endereço do site para o qual está a ser redirecionado, o endereço do link e o endereço de e-mail do remetente, de forma a garantir que são fidedignos. Verifique se o nome do link não esconde outro hiperlink.

·       Não clique em links, em e-mails, mensagens de texto, mensagens instantâneas ou publicações em redes sociais se o remetente for alguém ou alguma organização que não conheça. Verifique se eles são autênticos e se começam por "http", principalmente quando solicitam informações pessoais ou financeiras. Se não está completamente seguro sobre a veracidade do site, nunca introduza os seus dados pessoais.

·       Verifique o site oficial da empresa para ver se há vagas que correspondam às suas competências profissionais.

·       Faça uma chamada telefónica para a empresa para se certificar de que a oferta de emprego é real.

·       Reveja a sua oferta de trabalho e possíveis erros: verifique cuidadosamente o nome da empresa, posição e responsabilidades.

·       Use uma solução de segurança para proteção completa contra uma ampla variedade de ameaças

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.