Microsoft alerta para nova campanha de malware fileless

O Astaroth está a ser distribuído através de spam. Se o utilizador visitar e descarregar um determinado arquivo .LNK, acaba por correr o trojan Astaroth, um conhecido “info-stealer”

Microsoft alerta para nova campanha de malware fileless

A equipa de segurança da Microsoft lançou um aviso sobre campanhas de malware em andamento que estão a distribuir o malware Astaroth através de técnicas fileless e living-off-the-land. Estas técnicas dificultam que as soluções antivírus tradicionais identifiquem os ataques em andamento.

Estes ataques foram detetados pela equipa do Windows Defender ATP, a versão comercial do antivírus gratuito do Windows Defender. Andrea Lelli, membro da equipa em questão, explicou que os alarmes soaram quando detetaram um aumento enorme e repentino na utilização da ferramenta Windows Management Instrumentation Command-line, ou WMIC.

O WMIC é uma ferramenta legítima que acompanha todas as versões modernas do Windows, mas o aumento repentino na utilização sugere um padrão específico para campanhas de malware.

Quando a Microsoft investigou mais atentamente, descobriu uma campanha de malware que consistia numa enorme operação de spam que envia e-mails com um link para um site que hospeda um arquivo de atalho .LNK.

Se os utilizadores descarregarem e executarem o arquivo em questão, iria lançar a ferramenta WMIC e, em seguida, várias outras ferramentas legítimas do Windows, uma após a outra.

Todas as ferramentas descarregam código adicional e passam a sua produção para outra, executando apenas na memória - no que é chamado de execução sem arquivos - e sem salvar nenhum arquivo no disco, dificultando o trabalho das soluções antivírus clássicas, já que não teriam nada para arquivar no disco para digitalizar.

No final, o ataque descarregou e executou o trojan Astaroth, um conhecido “info-stealer” que pode despejar credenciais numa ampla categoria de aplicações.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.