Mastercard cria centro de ciber resiliência

Este novo centro europeu da Mastercard irá reunir parceiros e organismos do setor dos pagamentos e terá como missão promover as melhores práticas de prevenção e mitigação do cibercrime internacional e outras ameaças de segurança mais abrangentes

Mastercard cria centro de ciber resiliência

A Mastercard anunciou que irá lançar o seu primeiro Centro Europeu de Ciber resiliência, um centro de cibersegurança state-of-the-art para promover a colaboração entre os setores públicos e privados, assim como com organismos de regulação, e para apoiar a resiliência corporativa na Europa.

Localizado na Bélgica, em Waterloo, na sede europeia da Mastercard, o centro será o primeiro do seu género fora dos Estados Unidos e demonstra o compromisso da Mastercard em lidar com as ameaças ao ecossistema de pagamentos europeu, nomeadamente as instituições financeiras e as fintechs.

A estrutura vai servir como um hub único de cibersegurança para a região ao reunir um conjunto diverso de talentos da comunidade global da Mastercard e diferentes centros de ciberinteligência nacionais, grupos industriais, agências de segurança e bancos centrais em toda a Europa - ECRB, ECCFI, Europol, FS-ISAC, INTERPOL, NBB, e as NCA e NCSC, no Reino Unido, – agregando peritos em segurança física e cibersegurança, para ajudar a promover as melhores práticas de prevenção e mitigação do cibercrime internacional e outras ameaças de segurança mais abrangentes.

Os serviços financeiros estão na lista de alvos de ataques devido à vasta quantidade de dados e credenciais de clientes que estão sob a nossa responsabilidade”, explica Javier Perez, presidente da Mastercard Europa. “Este novo centro europeu de ciber resiliência vem promover a colaboração entre organizações chave, contribuindo para garantir segurança a negócios e clientes privados quando partilham informação online”.

Agilizar drasticamente a comunicação entre as equipas internas da Mastercard e a comunicação externa com os clientes, parceiros e stakeholders melhorando, deste modo, o tempo de resposta e a eficiência no decorrer de eventos globais, desastres naturais, incidentes de segurança ou serviço, e garantindo a conformidade com a lei em termos globais são os objetivos deste Centro Europeu de Ciber resiliência da Mastercard. Por exemplo, permitindo que a empresa trabalhe de perto com as agências de segurança e com os clientes de forma a acelerar a partilha de intelligence e a liderar uma resposta conjunta contra o cibercrime. Além disso, o centro de Waterloo irá, também, ajudar a aprofundar e partilhar conhecimento e melhores práticas com as agências de segurança e decisores políticos.

A segurança e a privacidade dos nossos clientes é primordial. Infratores e hackers não conhecem fronteiras nem nacionalidades e, por isso, as ameaças podem surgir de qualquer canto do Mundo. Só com um esforço conjunto, que envolva todas as partes, será possível colocar a Europa na linha da frente da resiliência corporativa”, afirma Perez. “E é, por isso, essencial sincronizar os nossos parceiros e os nossos recursos globais na procura e adoção constante das melhores práticas para a Mastercard e para a sua rede de clientes”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.