Mastercard pretende que biometria seja o padrão de segurança nos pagamentos digitais

No âmbito da implementação da nova diretiva PSD2, a Mastercard anunciou um roteiro que tem em vista a melhoria da segurança dos pagamentos digitais, que passa por tornar a biometria no padrão de autenticação de pagamentos digitais até meados de 2019, através de parcerias com bancos e instituições financeiras

Mastercard pretende que biometria seja o padrão de segurança nos pagamentos digitais

A MasterCard apresentou hoje um novo quadro de referência com o objetivo de ajudar os bancos, comerciantes e parceiros a ampliar a segurança dos pagamentos e a melhorar a experiência dos consumidores no atual crescentemente digital. O roteiro integra um novo conjunto de serviços de segurança, baseados em tecnologias como a biometria e a inteligência artificial, para agilizar a adoção de dados biométricos, estabelecendo-os como padrão para autenticação de pagamentos digitais até abril de 2019.

A Mastercard refere que a tecnologia baseada em sistemas biométricos vem permitir a compra através de uma simples autenticação com uma impressão digital, leitura da retina, reconhecimento facial ou voz, sem necessidade de se recordarem de múltiplas passwords complexas.

Ainda segundo a Mastercard, a grande maioria dos consumidores - 93% - preferem utilizar sistemas biométricos para a autenticação dos seus pagamentos e outros serviços financeiros, em vez de passwords. Num estudo realizado recentemente pela Universidade de Oxford em colaboração com a Mastercard, 92% dos profissionais da banca demonstraram tencionar adotar sistemas biométricos nos próximos anos. Os bancos também relatam que quando essa autenticação por via de sistemas biométricas é usada o interesse dos clientes na compra aumenta. Por seu turno verifica-se uma redução em 70% das taxas de abandono por comparação com outros métodos como o One Time Password, que é enviado via SMS, demonstrando que no primeiro caso a experiência dos utilizadores é superior.

"As tecnologias baseadas em sistemas biométricos vêm responder às expetativas dos consumidores de obterem as soluções de pagamento seguras do futuro, em sintonia com a crescente digitalização dos estilos de vida. Isso traz benefícios significativos para os consumidores, comerciantes e bancos, mas também melhora a experiência de compra em resultado da maior segurança. A nossa liderança neste campo vem revelar a nossa capacidade de adaptação aos anseios e aos novos tipos de utilização de consumidores na Europa e no resto do mundo", salienta Carlo Enrico, presidente da Mastercard para a Europa Ocidental.

Segundo Paulo Raposo, country manager da Mastercard Portugal, "os consumidores estão bastante receptivos aos sistemas biométricos", já que o último barómetro de pagamentos digitais da empresa reportou que "mais de 40% dos consumidores manifestaram interesse na validação biométrica do pagamento, em alternativa a outras formas de identificação, pelo facto de ser mais convenientes, seguro e rápido".

A Mastercard tem vindo a agilizar, desde há muitos anos, o desenvolvimento da tecnologia em sistemas biométricos de pagamento, tendo no âmago a melhoria da experiência dos consumidores e da segurança, quer online como offline. O Mastercard Identity Check, por exemplo - disponível já em 37 países em todo o mundo - é uma solução de autenticação baseada em aplicações que permitem aos consumidores utilizar identificadores biométricos, como a impressão digital, leitura da retina, e reconhecimento facial, para verificarem a sua identidade quando utilizam um dispositivo móvel durante compras ou atividades bancárias realizadas on-line.

 

Um quadro de referência para melhorar a experiência e a segurança dos consumidores num mundo digital

Os sistemas biométricos e as tecnologias de avaliação de comportamentos vêm reduzir drasticamente a fricção, ao disponibilizarem formas mais simples e seguras dos consumidores realizarem os seus pagamentos em todos os canais. A Mastercard criou um conjunto de serviços de segurança para estimular a transição para esta nova forma de autenticação - de acordo com os futuros requisitos europeus de Autenticação Forte dos Clientes (SCA) resultante da PSD2 – e fornecer uma abordagem gradual, com vista a uma experiência do consumidor melhorada e uma segurança alargada.

No final de janeiro deste ano, a Mastercard vai disponibilizar aos bancos um novo serviço de decisão e detecção de fraude baseado em inteligência artificial, com o propósito restringir ainda mais as fraudes e promover o aumento da aprovação de transações genuínas (o Mastercard's Decision Intelligence).

Além disso, o novo serviço de notificação de alertas de transações realizadas em dispositivos móveis criado pela Mastercard, vai permitir aos consumidores controlar melhor os seus gastos. O trabalho desenvolvido pela Mastercard, conjuntamente com bancos e instituições financeiras para implementar esta nova funcionalidade, será disponibilizado até julho deste ano (2018).

A partir de outubro de 2018, os consumidores já não terão de fazer nada quando os seus cartões expirarem; A Mastercard comunicará de modo seguro os novos detalhes do cartão a todos os seus comerciantes preferenciais (através do Atualizador de facturação automático) - e, bloqueará essas transações, caso os clientes não as considerem sejam relevantes.

Por último, em abril de 2019, também o Mastercard Identity Check passa a substituir o SecureCode, permitindo que a biometria se torne a nova experiência segura de verificação com apenas um clique.
 
Com esta abordagem, a Mastercard ajuda os seus parceiros, não apenas a cumprir os requisitos da PSD2, mas a ir mais longe, otimizando a experiência de checkout com evidente impacto no aumento de negócio para comerciantes e bancos.
 
Uma vez mais, a Mastercard revela-se como parceiro tecnológico de preferência em momentos de mudança, em que parceiros e consumidores exigem soluções de pagamento simples, seguras e convenientes.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.