IBM ajuda empresas a detetar vulnerabilidades internas

A IBM X-Force Red, uma divisão de elite composta por centenas de especialistas de segurança, visa ajudar as empresas a detetar vulnerabilidade internas em sistemas de software, hardware e na rede

IBM ajuda empresas a detetar vulnerabilidades internas

Os especialistas que compõem esta nova divisão estão também aptos para analisar as falhas de segurança criadas pelos próprios colaboradores das empresas em processos e procedimentos diários, que os hackers costumam usar para ultrapassar os controlos de segurança.

Os membros da IBM X-Force Red têm conhecimento e experiência em vários setores, tais como no da saúde, nos serviços financeiros, no retalho, na indústria ou no setor público. Coletivamente, têm realizado testes de segurança para diversas empresas e também para o setor público, incluindo testes de intrusão, de hacking ético, de engenharia social e testes de segurança física.

A equipa IBM X-Force Red partilha a mesma inteligência de segurança do IBM X-Force Research, da plataforma de partilha IBM X-Force Exchange e do IBM Security AppScan, enquanto permite uma camada adicional de testes de segurança.  

Os ciberataques contra as empresas estão em contínuo crescimento, tendo aumentado, segundo a IBM, 64% entre 2014 e 2015. Geralmente, a prioridade das empresas foca-se em colocar, o mais rápido possível, as novas soluções online, sendo que a segurança é muitas vezes deixada para segundo plano. De acordo com os dados de um estudo realizado pela IBM, 33% das empresas não testam as vulnerabilidades de segurança das aplicações móveis que lançam para o mercado.

"Profissionais de testes de elite podem perceber rapidamente como um determinado ambiente funciona e criar técnicas de segurança ainda mais sofisticadas do que as que os cibercriminosos usam. A IBM X-Force Red dá às organizações a liberdade de permanecerem ágeis sem criar pontos cegos na sua política de segurança", comenta Charles Henderson, global head of Security Testing and X-Force Red, IBM Security.

Assim, a nova equipa da IBM pretende ajudar as empresas ao focar-se nas aplicações, através de testes de intrusão e revisão de código fonte para identificar vulnerabilidades de segurança na web, dispositivos móveis, terminais, mainframes e plataformas de middleware; na rede, por via de testes de intrusão nas redes internas, externas, wireless e outras frequências de rádio; no hardware, ao realizar verificações de segurança entre os campos físicos e digitais (incluindo Internet das Coisas (IoT), dispositivos móveis, pontos-de-venda, ATMs, sistemas automatizados e quiosques de self-checkout); e na vertente humana, através de simulações de campanhas de phishing, engenharia social, ransomware e violações de segurança física como forma de determinar os riscos do comportamento humano.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.