Hackers atacam empresa ligada aos serviços de inteligência russos

A Sytech, empresa contratada pelo FSB, serviço nacional de inteligência russo, foi atacada por hackers e foram roubadas informações relativas a projetos internos da empresa

Hackers atacam empresa ligada aos serviços de inteligência russos

Projetos internos encomendados pela agência de inteligência russa FSB, incluindo um uma forma de desanonimizar o tráfego Tor, foram descobertos pelo grupo de hackers 0v1ru$.

Os atacantes invadiram o servidor Active Directory da SyTech, onde obtiveram acesso a toda a rede de IT da empresa. Estima-se que tenham sido roubados 7,5 TeraBytes de dados.

Os hackers publicaram screenshots dos servidores da empresa no Twitter e depois partilharam os dados roubados com o Digital Revolution, outro grupo de hackers, que antes já tinham entrado também nos sistemas da Quantum, outra empresa que trabalha para os serviços de inteligência russos. O grupo Digital Revolution partilhou novamente os arquivos roubados no Twitter e depois com jornalistas russos.

De entre os projetos mais e menos secretos agora revelados, encontra-se um destinado a recolher dados de utilizadores de redes sociais; outro para desanonimizar o tráfego Tor;  um projeto para penetrar secretamente em redes P2P; outro para monitorizar e-mails de empresas russas; estudo da ligação da rede de internet da Rússia à do resto do mundo; e ainda a criação de uma intranet específica, separada da rede de IT estatal, que proteja os dados de figuras como juízes ou representantes do estado e administrações locais. Outros ficheiros publicados no Twitter mostram que o FSB pode estar também a rastrear os movimentos de estudantes e pensionistas.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.