Facebook terá dado acesso a mensagens privadas, mas apenas com autorização do utilizador

No meio de um novo escândalo de privacidade, o Facebook respondeu que nenhuma empresa teve acesso aos dados pessoais dos utilizadores sem a autorização dos mesmos

Facebook terá dado acesso a mensagens privadas, mas apenas com autorização do utilizador

Esta semana, o New York Times reportou que o Facebook terá dado acesso a mensagens privadas dos utilizadores a várias grandes empresas, como o Netflix e ao Spotify, para além de ter dado acesso à Amazon para que obtivesse os nomes e informação de contactos dos utilizadores através dos seus amigos.

Konstantinos Papamiltiadis, diretor de desenvolvimento de plataformas e programas do Facebook, escreveu numa publicação no blog do Facebook que “nenhuma destas parcerias ou funcionalidades deu às empresas acesso à informação sem a autorização das pessoas, nem violaram o nosso acordo de 2012 com a FTC [Federal Trade Comission]”. De relembrar que, em 2012, o Facebook foi acusado pela FTC de enganar os utilizadores e de os obrigar a partilhar mais informações pessoais do que pretendiam.

O Facebook disse que o acesso a essas empresas, conhecido como parceiros de integração, tem como objetivo ajudar os utilizadores a aceder às suas contas no Facebook ou recursos específicos em dispositivos e plataformas construídas por outras empresas como Apple ou Amazon.
A rede social disse que fechou quase todas essas parcerias nos últimos meses, exceto com a Apple e a Amazon, por as pessoas continuarem a considerar úteis e que são cobertas por contratos ativos.

Por email, um representante da Netflix afirmou que “ao longo dos anos, procurámos diversas formas de tornar a Netflix mais social. Um exemplo disto foi uma funcionalidade que lançámos em 2014, que permitia aos subscritores recomendar séries e filmes aos seus amigos do Facebook através do Messenger ou da Netflix. Nunca foi muito popular pelo que descontinuámos essa funcionalidade em 2015. Em nenhum momento acedemos às mensagens privadas das pessoas no Facebook, nem pedimos permissão para tal".

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.