Espionagem: Governos e diplomatas sob a mira do Attor

Investigadores da ESET descobriram a Attor, uma plataforma de espionagem com base no fingerprinting de dispositivos GSM. A Attor tem como alvo governos e diplomatas na Europa Oriental, bem como utilizadores de redes sociais da Rússia

Espionagem: Governos e diplomatas sob a mira do Attor

Os investigadores da ESET descobriram vários ataques de espionagem destinados a entidades governamentais e diplomáticas na Europa Oriental. A análise mostra que estes ataques foram realizados usando uma plataforma de ciberespionagem não detetada até agora.

A plataforma distingue-se pela sua arquitetura modular, associada a dois recursos chave: o protocolo AT usado por um dos seus plugins para o fingerprinting de dispositivos GSM, e o Tor, que é utilizado para as suas comunicações na rede. Devido a esses recursos, os investigadores da ESET deram o nome à plataforma de "Attor".

“Os hackers que usam a Attor estão focados em missões diplomáticas e instituições governamentais. Esses ataques, que decorrem pelo menos desde 2013, são completamente dirigidos aos utilizadores destes serviços na Rússia, especificamente aqueles que estão preocupados com a sua privacidade”, refere Zuzana Hromcová, investigadora de malware da ESET, que conduziu a análise.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.