Branded Content

Como proteger os dispositivos, onde quer que estejam

Com milhões de colaboradores em trabalho remoto, porque é que a cibersegurança não segue o mesmo caminho? A HP Wolf Security fornece serviços de cibersegurança que ajudam a equipa de IT

Como proteger os dispositivos, onde quer que estejam

Com a transformação digital a acontecer nas organizações, são muitas as vantagens que as empresas podem colher nos seus negócios. No entanto, essa transformação digital necessária traz consigo, também, riscos.

Diz a Gartner que os negócios digitais criam riscos cibernéticos sem precedentes e muitas organizações têm dificuldade em balancear a cibersegurança com a necessidade para gerir o seu negócio.

Um estudo publicado pelo Fórum Económico Mundial mostra que 30% dos colaboradores inquiridos consideram mudar de empresa se forem forçados a voltar a tempo inteiro para o escritório. Isto mostra que o trabalho remoto não é apenas uma moda, mas sim uma realidade que as organizações têm de se habituar a viver.

 


 

Endpoint é uma porta de entrada

De acordo com a Deloitte, os riscos de segurança dos endpoints está a crescer. Na verdade, diz a consultora, “a dependência do utilizador final por smartphones, portáteis, notebooks e aplicações baseadas na cloud – já para não mencionar os servidores de email baseados na web – introduz pontos de entrada quase infinitos para ameaças” cibernéticas.

Com os colaboradores a terem cada vez mais dispositivos, nem sempre são tidos em conta os mais altos padrões de cibersegurança ou de precaução. Ao mesmo tempo, as equipas de IT – que têm cada vez mais trabalho – podem, por vezes, falhar as atualizações de segurança de algum software, o que leva a que os colaboradores utilizem produtos ou ferramentas desatualizadas.

Mitigar essas possíveis portas de entrada torna-se extremamente relevante para qualquer organização, até porque é o seu negócio que está em risco. Os portáteis e as impressoras, por exemplo, são portas de entrada para um ciberataque, mas cruciais para as organizações modernas.

 


 

HP Wolf Security: reforçar a segurança dos endpoints

A HP Wolf Security dá uma proteção completa e, também, resiliência aos endpoints que começa logo no hardware e que se estende, depois, a todo o software e serviços adjacentes. Esta proteção de endpoint robusta está integrada nos PC e nas impressoras HP com várias de camadas de segurança.

Assim, é possível reduzir a superfície de ataques endereçáveis e permite a recuperação remota após os ataques. A reparação autónoma do firmware, a deteção de violação na memória e a contenção de ameaças por isolamento reforçam a primeira linha de defesa de qualquer dispositivo.

Simultaneamente, a HP Wolf Security fornece serviços de autogestão e serviços totalmente geridos que permitem o acesso a uma equipa de especialistas em cibersegurança e a poderosas ferramentas de analítica, dando um verdadeiro reforço para a equipa de IT.

Os cibercriminosos não trabalham das nove às seis; trabalham em qualquer momento. Deste modo, a organização tem de estar constantemente protegida, mesmo quando ainda ninguém picou o ponto e começou a trabalhar.

Os serviços HP Wolf estão disponíveis mesmo para os equipamentos – sejam eles computadores ou impressoras – que não são da marca HP, uma vez que não são dependentes do hardware.

 


 

PC mais seguros

O computador – principalmente os computadores portáteis – são hoje uma necessidade para qualquer organização. Mesmo a empresa mais simples utiliza, hoje, um PC para gerir stock, enviar emails ou estar em contacto com fornecedores.

Mas também é através do computador que chega uma grande parte das ameaças atuais. Ransomware ou phishing são apenas as ameaças mais comuns com um enorme potencial de disrupção do negócio. Como tal, torna-se extremamente relevante proteger o PC para minimizar os riscos.

A HP Wolf Security entrega uma defesa contra ameaças conhecidas e desconhecidas. Desde a recuperação automática do firmware e deteção de intrusões na memória até à contenção de ameaças através do isolamento, a HP Wolf Security procura reduzir a superfície de ataque e permite a recuperação remota de ataques ao firmware.

A solução HP Wolf Security for Business inclui um conjunto de soluções de segurança que são incorporadas no hardware, equipando o dispositivo com o essencial e colocando a proteção em primeiro lugar.

O HP Sure Run, por exemplo, assegura que os processos de segurança fundamentais estão sempre em pleno funcionamento, mesmo quando um ataque de malware tenta encerrar estes processos.

Outra solução é o HP Sure Recover, que permite aos utilizadores restaurar automaticamente o seu sistema operativo utilizando apenas a ligação de rede, não sendo necessário recorrer à equipa de IT da organização e libertando a equipa para outras tarefas.

De relembrar que não é preciso ter um PC HP para utilizar os serviços HP Wolf Security, uma vez que estes serviços não estão dependentes do hardware em si. 

 


 

Impressoras que se defendem sozinhas

Com a transformação digital dos negócios, as impressoras ganharam uma outra importância que não tinham antes desta revolução. No entanto, historicamente, estes equipamentos são pontos de entrada para as redes das organizações. A sua proteção é essencial para que o negócio possa avançar com solidez.

A HP Wolf Essential Security assegura que as impressoras – mesmo as que podem estar em casa dos colaboradores e que não sejam da marca HP – estão protegidos. Esta solução permite proteger as informações enquanto trabalha a partir de qualquer local e protege, ao mesmo tempo, as palavras-passe, impressões e digitalizações para que mais ninguém possa aceder.

Para estar um passo à frente de qualquer ameaça de malware, o firmware das impressoras HP tem sempre a versão mais atualizada. A HP Dynamic Password acrescenta outra camada de segurança quando liga a impressora à rede Wi-Fi. Por fim, a memória é protegida contra escrita e ajuda a manter os seus dados de impressão e digitalização quando o equipamento está ativo.

A abordagem zero-trust é a base da cibersegurança num mundo em que o trabalho híbrido é uma realidade. As tradicionais firewalls não são o suficiente, ainda que continuem a ser necessárias nesta nova realidade.

Os dispositivos HP permitem que os colaboradores trabalhem sem medos ao adotar uma abordagem zero-trust diretamente no endpoint, validando continuamente o firmware e as definições, levando os dispositivos atacados automaticamente para um estado seguro e aplicando isolamento e contenção em determinadas atividades.

Com o HP Security Manager é possível criar e implementar políticas de segurança para o parque de impressoras em minutos. Os assessments e insights contínuos dão visibilidade empresarial aos hábitos de impressão e digitalização, ao mesmo tempo que permite ao IT remediar vulnerabilidades com apenas alguns cliques.

 


 

Libertar a equipa de IT

A escassez de talento em IT, e especialmente em cibersegurança, leva a que as equipas de IT estejam sobrecarregadas. Tudo o que permita libertar o seu trabalho – e ao mesmo tempo manter a organização segura – é claramente algo que deve ser considerado para o bem-estar da empresa.

As soluções HP Wolf Pro Security oferecem um software poderoso e serviços opcionais para combater ciberataques agressivos. Através da colaboração com especialistas da HP, as organizações podem tirar partido de ferramentas avançadas que oferecem uma segurança melhorada para os endpoints, quer a empresa tenha cinco ou mil colaboradores.

A HP Wolf Enterprise Security procura eliminar vetores de ameaças de alto risco para que as equipas possam manter-se focadas no que é realmente importante. Pensadas para empresas de grande dimensão e organizações do setor público, as soluções libertam tempo às equipas de IT sobrecarregadas, ao mesmo tempo que proporcionam melhores experiências aos utilizadores finais.

 


 

Seguro em todo o lado

Os colaboradores não vão voltar todos para o escritório. A realidade do trabalho híbrido veio para ficar. Por mais vantagens que esta realidade possa trazer, também traz mais riscos para as organizações.

Os colaboradores devem estar sensibilizados para os riscos atuais e o que devem fazer para se protegerem melhor no ciberespaço. No entanto, cabe à organização assegurar que, quando tudo correr mal, o negócio não para.

A HP Wolf Security assegura que a cibersegurança que a organização tem está disponível em qualquer lugar, quer o colaborador esteja a trabalhar no escritório, em casa ou mesmo na praia, independentemente da marca do PC ou da impressora. Se os colaboradores vão passar mais tempo a trabalhar fora do escritório do que antes, a cibersegurança tem de seguir o mesmo caminho e estar ao seu lado.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e HP

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.