"Cidadão Ciberseguro" quer certificar conhecimentos sobre cibersegurança

Centro Nacional de Cibersegurança promove um curso de e-learning, lançado no âmbito do Dia da Internet Mais Segura, que visa certificar o conhecimento dos cidadãos sobre os comportamentos de cibersegurança

"Cidadão Ciberseguro" quer certificar conhecimentos sobre cibersegurança

O próximo dia 5 de fevereiro será marcado pelo lançamento da primeira edição do curso que permitirá ao cidadão adquirir um conjunto de competências relacionadas com os comportamentos seguros no ciberespaço e, desta forma, contribuir para a consciencialização em cibersegurança e para navegação livre e segura na Internet.

Trata-se do primeiro curso online que o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) desenvolveu e já com cerca de 600 inscrições. “Ciberhigiene” é o nome da primeira edição do curso, sendo que os conteúdos elencados remetem os participantes para um conjunto de boas práticas de segurança no ciberespaço na vertente comportamental da segurança da informação, por analogia à higiene pessoal, isto é, o equivalente a rotinas simples que minimizem os riscos de ameaças de cibersegurança de um cidadão/colaborador de uma organização.

Neste sentido, com a aquisição destes conhecimentos, o objetivo passa por prevenir incidentes de cibersegurança, promovendo certos comportamentos nos indivíduos, que, por sua vez, evitem potenciais efeitos negativos nos equipamentos que usam, protegendo assim as próprias organizações.

De acordo com o Centro Nacional de Cibersegurança, a principal mensagem a passar com esta formação é precisamente a de sensibilização dos participantes para a utilização segura e consciente das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC), reduzindo assim a exposição aos riscos do ciberespaço. Os destinatários são todos os cidadãos, tendo sempre em consideração os riscos decorrentes da utilização da Internet e dos equipamentos eletrónicos.

O curso conta com uma carga total de 15 horas, divididas em três módulos com a duração de 5 horas cada e está organizado em três módulos – Casa; Trabalho; e Exterior. Cada módulo tem quatro tópicos: Identidade; Redes e Navegação; Comportamento Social; Posto de Trabalho/Posto Doméstico/Passaporte. Cada tópico contém textos, vídeos e materiais de apoio, com conteúdos específicos sobre o tópico em causa.

No final do curso cada participante terá que ser submetido a uma avaliação geral, onde terá a oportunidade de testar os conhecimentos adquiridos e verificar se é de facto um “cidadão ciberseguro”.

A inscrição no curso é gratuita e pode ser feita através do site dedicado ao curso.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.