Avast vende dados dos utilizadores e explica porquê

A Avast tem 400 milhões de utilizadores em todo o mundo e explica porque é que não lucra apenas com a proteção dos clientes, mas também ao vender os seus dados

Avast vende dados dos utilizadores e explica porquê

Pelo menos desde 2013, assinala a Forbes, que a Avast tem vindo a vender os hábitos de utilização dos seus clientes. Depois de conhecido este facto, Mozilla e Opera já removeram algumas ferramentas da Avast da sua loja de extensões.

Mas o novo CEO da Avast, Ondrej Vlcek, explicou à revista Forbes que não se trata de nenhum escândalo de privacidade, visto que as informações vendidas não deixam visível qualquer ligação a utilizadores específicos.

Segundo o CEO, as identidades dos utilizadores ficam protegidas quando os dados são analisados pela Jumpshot (que é 65% da Avast) e depois vendidos como “insights” a clientes como investidores ou gestores de marca.

Indicadores como a percentagem de visitantes que transitam de um website para outro são alguns dos dados úteis para quem queira, por exemplo, monitorizar uma campanha publicitária.

O website da Jumpshot detalha estes objetivos, e assinala que é possível "rastrear o que os utilizadores pesquisaram, como interagiram com uma determinada marca ou produto e o que compraram”.

Ondrej Vlcek disse à Forbes que reconhece que os clientes usam a Avast para proteger as suas informações e, portanto, assegura que a empresa não faz nada que possa "prejudicar a segurança da privacidade dos dados, incluindo a segmentação por anunciantes". Assim, garante, "não permitimos que anunciantes ou terceiros acedam a quaisquer dados que visem indivíduos específicos".

Esta atividade representa 5% da receita global da Avast, admite o CEO da empresa.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.