Automatização de recursos humanos aumenta ameaças à segurança de dados

Com a crescente automatização dos processos de RH, os diretores do setor devem assumir um papel mais ativo na estratégia tecnológica para mitigar vulnerabilidades e proteger os dados sensíveis dos colaboradores

Automatização de recursos humanos aumenta ameaças à segurança de dados

À medida que mais funções de Recursos Humanos (RH) adotam Inteligência Artificial (IA) e tecnologias automatizadas, os incidentes de segurança tornam-se mais frequentes e prejudiciais, segundo dados revelados pela Gartner.

Com as empresas a optar por maior automatização para conter custos, a ciberresiliência e a proteção de dados pessoais sensíveis em todo o ciclo de vida dos talentos devem tornar-se prioridades fundamentais”, afirmou Emi Chiba, analista sénior na Gartner HR Practice.

A empresa identificou quatro ações-chave para que os Chief Human Resources Officers (CHRO) reforcem a proteção de dados e construam confiança nos sistemas de RH automatizados.

Os líderes de RH devem deixar de ser apenas facilitadores e passar a integrar cibersegurança e proteção de dados como pilares estratégicos. A falta de fluência digital dificulta a liderança em projetos de Inteligência Artificial (IA) e transformação digital, aumentando o risco de violação de dados, roubo de propriedade intelectual e danos reputacionais.

Para mitigar estes riscos, a Gartner recomenda que os CHRO:

- Reforcem competências digitais e colaborem de forma estreita com IT e equipas de cibersegurança;

- Incorporem considerações de segurança em todas as fases de planeamento e execução tecnológica;

- Realizem auditorias regulares às ferramentas de IA generativa.

Quando tarefas de RH são externalizadas, a gestão de riscos de terceiros torna-se crítica. Os CHRO devem trabalhar com IT, compras e jurídico para avaliar fornecedores, rever relatórios de auditoria e garantir conformidade com normas corporativas de proteção de dados.

A Gartner destaca também a importância de promover uma cultura organizacional que valorize a segurança, encorajando a comunicação de riscos e a avaliação de falhas sem receio de represálias. Esta postura fortalece a resiliência cibernética, protege o talento e preserva a reputação da organização.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.