A modernização aplicacional como acelerador de negócio

As organizações estão a atravessar uma rápida transformação, impulsionada pela necessidade de criar e entregar produtos e serviços inovadores. A modernização das aplicações de negócio, independentemente da estratégia escolhida por cada organização, permite não só enfrentar os desafios desta evolução como obter benefícios de aceleração de negócio e competitividade.

A modernização aplicacional como acelerador de negócio

Num ambiente empresarial em constante evolução, as organizações enfrentam inúmeros desafios para se manterem competitivas:

  • A complexidade do parque aplicacional, com base numa vasta gama de linguagens e sistemas desatualizados (legacy);
  • As arquiteturas de sistemas e códigos antigos, que podem apresentar riscos e vulnerabilidades de segurança, comprometendo assim dados e operações;
  • A necessidade de cumprimento permanente dos regulamentos e conformidades, que estão cada vez mais exigentes.

A modernização aplicacional - neste contexto que requer rápida adaptabilidade e capacidade de resposta - é um processo essencial para garantir a agilidade das empresas. Implica a atualização e evolução de aplicações antigas para torná-las mais eficientes, escaláveis, seguras e compatíveis com os requisitos tecnológicos atuais. A abordagem mais comum prioriza a modernização para ambientes Cloud.

Estratégias de modernização

Para implementar eficazmente a modernização aplicacional, as organizações podem considerar uma de quatro estratégias amplas, cada uma diferenciada pelo nível de alterações de código a realizar nas suas aplicações:

  • Realojamento na Cloud (Lift-and-Shift): migração das aplicações existentes para a Cloud sem modificar significativamente a sua arquitetura ou código-fonte. As aplicações são migradas para uma infraestrutura Cloud, aproveitando os benefícios de escalabilidade, flexibilidade e eficiência operacional oferecidos.
  • Reestruturação Gradual (Refactoring): melhoria contínua do código e da arquitetura das aplicações existentes ao longo do tempo. São identificadas áreas problemáticas - como código obsoleto, dependências desnecessárias ou arquitetura monolítica - e realizadas melhorias incrementais para tornar as aplicações mais eficientes, escaláveis e fáceis de manter.
  • Reconstrução (Rebuilding): reconstrução, a partir do zero, das aplicações existentes, utilizando tecnologias de desenvolvimento atualizadas, mais modernas e práticas. Esta estratégia pode envolver a reelaboração completa do código-fonte ou o desenvolvimento de novas aplicações com base nos requisitos e funcionalidades das aplicações desatualizadas.
  • Substituição (Replace): se uma aplicação não cumprir as necessidades empresariais atuais ou futuras, mesmo após a reconstrução, poderá ser necessário substituí-la por uma solução pronta. Esta abordagem pode ser mais rápida do que reconstruir e libertar recursos de desenvolvimento valiosos. Contudo, a substituição de aplicações pode representar desafios, incluindo interrupções nos processos empresariais e limitações a iniciativas de modernização futuras.

Modernização de aplicações

A modernização de aplicações de negócio pode trazer benefícios muito relevantes para as organizações:

  • Acelerar o go-to-market de novos produtos e serviços, reduzindo o tempo de desenvolvimento e aumentando a eficiência;
  • Reduzir custos, otimizando o tempo e os recursos e focando nos processos centrais de inovação e criatividade;
  • Aumentar a escalabilidade das aplicações, desenvolvendo mecanismos que permitem ajustar-se aos períodos de maior utilização;
  • Garantir a conformidade com os regulamentos e padrões, usando ferramentas e infraestruturas certificadas.

Esta evolução permite enfrentar os desafios tecnológicos e possibilita, em simultâneo, o desenvolvimento e a entrega de aplicações ágeis e eficientes – sendo fundamental encontrar um parceiro que ajude a encontrar as melhores estratégias e soluções a seguir.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Claranet Portugal

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.