Transformação digital do setor da saúde:  5 medidas para um cenário perfeito

Transformação digital do setor da saúde: 5 medidas para um cenário perfeito

Consciente da importância e desafios de implementação da digitalização, a Loop New Business Models destaca 5 pontos-chave na transformação digital dos serviços de saúde

Vivemos num contexto cada vez mais competitivo, onde os produtos e serviços evoluem a um ritmo vertiginoso, oferecendo aos consumidores e utilizadores, soluções cada vez mais completas e integradas.

O modelo de negócio converteu-se numa plataforma sobre a qual devemos ancorar o valor gerado por serviços e produtos que evoluem cada vez mais rápido, inclusive antes da sua amortização. Hoje, produto, serviço e consumíveis estão intimamente ligados; são disponibilizados mediante o recurso a plataformas e a utilizadores que são submetidos a uma oferta extrema, onde a fidelização e a retenção são o elemento chave, no qual aparece a digitalização como elemento comum entre a experiência de uso, a eficiência no serviço e a escalabilidade industrial.

Consciente da relevância estratégica da digitalização e ao mesmo tempo da dificuldade da sua implementação na operação e na relação com o utilizador de um modo eficiente e rentável, poderíamos sublinhar 5 medidas explicativas pelo facto de existir no setor da saúde um contexto e cenário perfeitos para crescer e escalar negócio, através da transformação digital:

  1. Transformação do paciente: tendência é que cada vez mais, o paciente é ele próprio mais exigente e procura experiências no contexto tecnológico para ser atendido com maior rapidez, eficiência, segurança e com a utilização dos mesmos dispositivos (Smartphone, Tablet...) que utiliza para outros serviços. Um factor chave é a comunicação entre os profissionais que vão fornecer o serviço, multiplicando assim o conhecimento e a informação à disposição do paciente.
  2. Transformação na gestão: no setor estão a surgir managers habituados a utilizar ferramentas de gestão da informação para desenvolver a inteligência do negócio. Será possível, entre outros, analisar que serviços se devem oferecer para melhorar o negócio.
  3. Transformação na gestão: desde os organismos europeus regulatórios, é definida uma uma linha de “controlo” através da digitalização de parâmetros como a traçabilidade dos produtos, tratamentos, qualidade e garantias do serviço.
  4. Transformação tecnológica: todo o enredo da Indústria 4.0 permite dispor de novas tecnologias aplicadas ao setor da saúde, tais como a impressão 3D, a realidade aumentada, o Big Data e a robótica que irão permitir fornecer alguns serviços diferenciais muito mais competitivos. Basicamente trata-se de poder comercializar serviços e produtos totalmente personalizados às necessidades de saúde de cada paciente sem renunciar às economias de escala.
  5. Transformação do Negócio: o modelo de negócio com suporte digital permite planificar com segurança, a expansão e crescimento com velocidade, um crescimento sustentável, assim como alcançar notórias melhorias de rentabilidade.

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.