Inteligência Artificial: 5 tendências que estão a moldar o futuro

Inteligência Artificial: 5 tendências que estão a moldar o futuro

A Inteligência Artificial (IA) tem sido uma “hot trend” que tem despertado o interesse da sociedade no geral e, em particular, dos gestores, uma vez que promete uma verdadeira revolução na forma como nos relacionamos e trabalhamos. Encontramos IA em diversos serviços que utilizamos no dia a dia, desde as recomendações de filmes feitas em sites de streaming, aos chatbots de apoio ao cliente

Mais recentemente, muito por culpa do ChatGPT, a nossa atenção voltou-se para a Inteligência Artificial Generativa, que tem mostrado uma rápida evolução. Com a crescente disponibilidade deste tipo de tecnologia para os negócios, as empresas criam novas formas de competir e de potenciar a produtividade, promovendo reduções de custos e criando novas oportunidades de crescimento. Além da democratização da IA, outras tendências estão a moldar o futuro das organizações que recorrem a esta tecnologia:

1. Ética e regulamentação

Uma das maiores preocupações da crescente integração da IA no quotidiano passou a ser não só a substituição de empregos humanos por máquinas, mas a falta de transparência. Neste contexto, as organizações devem olhar atentamente para a ética e as regulamentações da IA como aspetos críticos, de forma a continuarem a implementar soluções disruptivas, ao mesmo tempo que mitigam esses riscos. Na Europa, esse caminho  já está a ser regulamentado. O EU AI Act, já aprovado pelo Parlamento Europeu, evidencia um conjunto de ações e regulamentos necessários para a implementação de soluções de IA, de forma a promover segurança, transparência, indiscriminação e rastreabilidade. Tendo como propósito regular a IA, o documento considera que os sistemas de IA deverão ser sempre supervisionados por pessoas e não por sistemas de automação, de forma a evitar resultados prejudiciais.

2. Competências numa nova Era de IA

À medida que a IA continua a ter um lugar mais dominante nas organizações, também aumenta a necessidade de mão de obra com novas competências. Os recursos humanos necessitam de continuar a aprimorar as suas aptidões, o que lhes dará uma vantagem adicional e lhes permitirá estar melhor posicionados para prosperar na nova era digital. Hoje, a tecnologia deixou de ser um tema só do departamento de IT para ser um tema dos líderes das empresas, que usam e reconhecem nas soluções de IA enormes benefícios para a organização. A aprendizagem contínua e a adaptação constante tornam-se as bases para uma carreira de sucesso numa sociedade impulsionada pela IA.

3. IA para a Sustentabilidade

O aumento do poder computacional, da criptomoeda e dos investimentos em IA tem levado a uma situação preocupante quanto aos custos associados, sejam eles económicos, sociais ou climáticos. O valor acrescentado destes desenvolvimentos e investimentos deverá ser capaz de cobrir os inconvenientes que gera. Por exemplo, é importante que o aumento de robôs para trabalhos muito manuais e rotineiros, liberte as pessoas para trabalhos mais estratégicos e criativos dentro da organização. À medida que a consciência sobre as mudanças climáticas e a necessidade de práticas mais ecológicas aumenta, a aplicação da IA para a sustentabilidade torna-se uma prioridade.

4. IA na Saúde

A IA na Saúde continuará a apresentar investimentos crescentes, uma vez que é uma área que pode realmente beneficiar da adoção da IA para diagnosticar, melhorar processos, criar novos métodos e prevenir, atempadamente, cenários de saúde mais sensíveis. A IA pode ajudar no diagnóstico e prognóstico de doenças, ao identificar precocemente problemas de saúde e, consequentemente, permitir uma resposta rápida dos profissionais de saúde, no tratamento de pacientes, no desenvolvimento de medicamentos, diminuindo tempo e custos, e na edição de genes, ao permitir a modificação do DNA de organismos para prevenir ou curar doenças. A IA possibilita ainda a medicina personalizada, adaptando tratamentos com base nas características genéticas individuais de cada paciente, o que não só aumenta a eficácia dos tratamentos, mas também reduz os efeitos colaterais indesejados. Enquanto a tecnologia continua a evoluir, espera-se que a IA desempenhe um papel cada vez mais central na promoção da saúde e no avanço da medicina (outro bom exemplo, é a utilização de robôs nas cirurgias).

5. IA na Automação Robótica

A redução dos custos dos robôs industriais e o contínuo desenvolvimento e melhoria dos modelos de IA, está a permitir que as organizações olhem para a automação e a robótica com outros olhos. A rápida mudança nos hábitos de consumo e a maior adoção do comércio eletrónico têm um grande impacto em setores como a logística e a indústria transformadora. Com a adoção da IA nestes setores, através do investimento em automação, reconhecimento facial, tecnologia de voz e robótica, o processo adapta-se em tempo real. Isto reduz o tempo e os recursos, criando valor e oferecendo uma experiência de cliente diferenciada. No entanto, podem surgir problemas em termos de segurança e de mão de obra – problemas esses que a Europa pretende mitigar e prevenir com o AI Act.

A Inteligência Artificial está a moldar o futuro de forma impactante e inovadora. À medida que estas tendências se desenvolvem, é imperativo considerar não apenas os benefícios tecnológicos, mas também as implicações éticas e sociais. Estar atento a estas tendências permite-nos antecipar as mudanças e preparar-nos para um futuro impulsionado pela IA. Estamos perante um momento crucial em que o entendimento e a reflexão sobre estas questões são essenciais para garantir que a Inteligência Artificial seja usada de forma responsável e benéfica para a sociedade como um todo.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.