A literacia em falta

Start

A literacia em falta

O que falta ao nosso país não é necessariamente infraestrutura digital, mas antes a literacia para tirar pleno partido da existente

Esta é uma das conclusões da entrevista central deste mês ao presidente da APDC, Rogério Carapuça. E não haverá, atualmente, área da literacia mais relevante para a evolução que as empresas terão de fazer nos novos cenários competitivos do que a literacia dos dados. Não se trata apenas de os utilizadores aprenderem a trabalhar com as aplicações correntes de análise de dados – para além do nível básico das operações de soma ou cálculo de média.

Não, será, mais uma vez, na análise e interpretação crítica de resultados numéricos. A parte da interpretação é, por enquanto, das poucas que não podem ser delegadas por inteiro a software, embora algumas aplicações incorporem cada vez mais o suporte de inteligência artificial na cloud para sugerirem caminhos interpretativos aos utilizadores. E esta é, curiosamente, das mais ignoradas em termos dos programas de formação comuns, do que se considera literacia digital.

Existe, portanto, um fosso que é fundamental tapar: se por um lado é consensual que as organizações devem conduzir a sua atividade pelos dados, se quiserem ser competitivas num mundo em que os competidores mais fortes têm poderosas capacidades analíticas, e se até estão relativamente estabelecidas as competências de uma equipa de ciência de dados empresarial, por outro, não é de todo consensual qual o grau de literacia de dados que devem ter os restantes níveis da organização, menos ainda como desenvolver esta dita literacia. É tema pouco falado, que gera mais dúvidas do que respostas. E é precisamente pelas dúvidas que devemos começar: uma empresa com défice na literacia de dados, será, a prazo, uma empresa viável?

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.