A importância da tecnologia e da inovação contra a COVID-19

A importância da tecnologia e da inovação contra a COVID-19

A digitalização contribui para uma distribuição segura, transparente e equitativa das vacinas

Embora ninguém estivesse preparado para uma pandemia como a que vivemos há mais de um ano, uma coisa que todos aprendemos é que as empresas que investiram em tecnologia de aprovisionamento foram capazes de se adaptar mais rapidamente para assegurar a continuidade do negócio.

Ao mesmo tempo que foi anunciada a disponibilidade das primeiras vacinas contra o coronavírus, surgiu uma necessidade imediata de mitigar os potenciais riscos da cadeia de abastecimento. As dificuldades de distribuição identificadas na Europa e na América levaram as empresas e instituições a apreciar os múltiplos benefícios da digitalização na distribuição.

Os problemas do lado da oferta são certamente uma das principais questões a serem resolvidas a fim de agilizar o processo. As vacinas são constituídas por vários componentes e matérias-primas que estão sujeitos a uma cadeia de abastecimento criada a uma velocidade recorde. Como era de esperar, ocorreram atrasos porque estas cadeias de abastecimento estavam a ser criadas enquanto os laboratórios ainda se encontravam na fase de fabricação.

Fornecimento eficiente e não disruptivo

A COVID-19 teve um impacto de grande alcance numa enorme diversidade de empresas e negócios em todo o mundo. De acordo com um inquérito do Institute of Supplier Management 95% dos inquiridos afirmaram que as suas cadeias de abastecimento tinham sido ou seriam afetadas pela pandemia. Além disso, para 20%, a interrupção do fornecimento foi um dos três efeitos mais importantes. 

A crise demonstrou a necessidade de uma maior visibilidade tanto da procura como da oferta em todo o sistema. É crucial uma maior visibilidade do fornecimento não só de fatores imediatos, tais como distribuidores, mas também de fornecedores upstream de materiais e componentes. Por sua vez, estes distribuidores precisam de compreender melhor a procura dos seus clientes, e partilhar essa informação e conhecimentos com os fabricantes para assegurar a total transparência do processo de distribuição. 

É assim necessário que as organizações promovam a digitalização em vez de se basearem no modelo convencional para alcançar essa visibilidade. As redes digitais são dinâmicas e integradas, e baseiam-se cada vez mais na tecnologia da Inteligência Artificial para fornecer informação rápida e contínua.

A Deloitte fornece várias ideias sobre como as organizações podem assegurar a confiança do público na cadeia global de fornecimento de vacinas COVID-19. As agências e os governos devem impulsionar a colaboração da indústria através da cadeia de valor; adotar e promover normas globais para a segurança da cadeia de abastecimento; antecipar os desafios à entrega segura e eficaz de vacinas; e utilizar comunicações claras e transparentes para garantir a confiança.

Porque a tecnologia não é - nem não deve ser - um luxo disponível apenas para os poucos que a podem pagar, mas sim uma garantia de transparência e equidade, tal como afirmou os Médicos Sem Fronteiras antes do início da campanha de vacinação em massa: "para que o mundo saia desta pandemia devemos distribuir vacinas de forma equitativa, e não com base em quem pode pagar mais".

Uma cadeia de fornecimento que incorpora a tecnologia certa para antecipar e resolver potenciais contingências tem um efeito positivo no negócio por várias razões: permite uma maior avaliação e controlo dos fornecedores; reduz a concentração da oferta em um ou dois fornecedores; facilita o trabalho em conjunto com eles e, não menos importante, é uma boa ferramenta de gestão face a potenciais ameaças.

É, portanto, essencial identificar quando a distribuição é afetada, e quais fornecedores estão envolvidos. Porém, talvez mais importante, é ter um sistema que ajude as organizações a permanecerem conectadas à sua rede de abastecimento e, em última análise, a continuarem a inovar para alcançar a excelência não só no fabrico, mas também na disponibilização universal de um remédio que é tão crítico para o futuro de todos

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 32 Julho 2021

IT INSIGHT Nº 32 Julho 2021

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.