Sobrecarga horária condiciona inovação dos pequenos e médios empresários portugueses

Um estudo da Sage revela que os empresários das PME de todo o mundo contribuíram com mais de 8,3 triliões de dólares para a economia global, com trabalho feito fora de horas. Empresários portugueses sentem-se condicionados pela sobrecarga de horário

Sobrecarga horária condiciona inovação dos pequenos e médios empresários portugueses

Os empresários portugueses de PMEs contribuíram com cerca de 23,4 mil dólares para a economia mundial, em trabalho extra-horário. Um estudo da Sage revela que quase metade trabalham mais de 40 horas por semana, ficando ligeiramente abaixo da média global, com 42 por cento a trabalhar para além das 40h.

Esta sobrecarga de trabalho influenciou a tomada de decisões dos inquiridos, que confessam negligenciar novas ideias de negócio (32 por cento). Os portugueses são os que mais se queixam, com 36 por cento a referirem não ter tempo para desenvolver novas ideias e oportunidades de negócio, seguidos pelos espanhóis, a representar 38 por cento.

A falta de tempo não passa apenas pela tomada de decisões, mas também pelo contacto com os clientes, formação dos colaboradores e o pagamento de faturas, levando mais de um terço do total de inquiridos a confessarem que tal levou à perda de clientes e fornecedores (38 por cento). No caso dos empresários portugueses, esse valor sobe para os 43%, nível só ultrapassado por empresários brasileiros (52%) e sul-africanos (49%).

Os empresários referem, no entanto, estar abertos a soluções que os ajudem a dedicar mais tempo à inovação, revelando que a melhoria das competências dos seus colaboradores e dos procedimentos administrativos e tecnológicos ajudaria muito (63 por cento).

Embora as horas extra estejam na base de várias consequências menos boas, a Sage revela que mais de um terço dos empresários é motivado pelo gosto daquilo que fazem (41 por cento).

Em Portugal 51 por cento dos empresários é movido pelo amor à profissão, seguido pela motivação monetária (49 por cento) e o crescimento do negócio (47 por cento).

O estudo levado a cabo pela Sage foi lançado como parte de uma campanha mais ampla desenvolvida pela empresa para reconhecer e celebrar a contribuição dos pequenos e médios empresários para a economia global.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.