Recrutadores aponta discrepâncias entre soft skills necessárias para o cargo e as apresentadas pelo candidato

Estudo da Michael Page sobre a Escassez de Talento em Portugal revela que o perfil em IT/Tecnologia é, hoje em dia, mais difícil de recrutar do que há 24 meses

Recrutadores aponta discrepâncias entre soft skills necessárias para o cargo e as apresentadas pelo candidato

O “Estudo Escassez de Talento em Portugal”, apresentado pela Michael Page, revela que 72,97% dos inquiridos considera que o perfil em IT/Tecnologia é atualmente mais difícil de recrutar do que há 24 meses, seguindo-se os Managers (49,32%) e os Recém Diplomados (43,24%).

O estudo, que contou com uma amostra de 150 recrutadores de empresas de Portugal de várias dimensões, procurou também apurar sobre a perda de atratividade nos últimos 24 meses. 36% dos inquiridos sente que o seu setor está hoje mais atrativo, 32% revela que o seu setor perdeu um pouco da atratividade, mas continuam a atrair, 22,67% diz que pouco ou nada mudou e 9,33% considera que o seu setor é hoje menos desejado. 

48,67% dos inquiridos considera que existe uma discrepância entre as “soft skills” necessárias para o cargo e as apresentadas pelo candidato. 16,67% dos inquiridos afirma ainda que os candidatos não têm competência e 6,67% aponta a ausência de formação académica/estudos dos candidatos.

“Do lado do candidato é importante haver um enquadramento e clareza das suas expectativas não só quanto ao projeto como quanto à empresa, as expectativas salariais e o que procura numa nova empresa. Por outro lado, por parte das empresas a recrutar, é muito importante alinhar as suas expectativas com as circunstâncias e realidade do mercado. Muitas são as vezes em que as empresas procuram o candidato perfeito, que não hesite, e ainda com um desfasamento salarial grande face à realidade do mercado. De forma a alinhar expectativas é importante o papel dos recursos humanos para ajudarem os line managers e administradores e gerir expectativas que levará, principalmente, a uma gestão de tempo e recursos desde logo”, esclarece Filipa Silva, Associate Manager, Michael Page.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.