PMEs portuguesas sentem-se excluídas das decisões políticas

No âmbito do Fórum Económico Mundial, que está a decorrer em Davos, a Sage revelou um estudo global, que revela o estado de espírito dos empresários portugueses das PME - mais de 50% sentem que não fazem parte da tomada de decisão da política

PMEs portuguesas sentem-se excluídas das decisões políticas

Stephen Kelly, CEO da Sage, lamenta a ausência de representantes de PME e trabalhadores independentes na agenda oficial do Fórum de Davos, que está a decorrer até 20 de janeiro, e solicitou que se aumente a sua visibilidade, uma vez que estes negócios são responsáveis pela criação de dois terços do emprego na grande maioria das economias mundiais. "As pequenas e médias empresas são muito frequentemente excluídas dos debates entre políticos e líderes de opinião sobre o panorama económico internacional. Esta situação confirma-se com o World Economic Forum em Davos, onde trabalhadores independentes e PME nem fazem parte do leque de temas a abordar. Ainda mais estranho é pensar que cerca de 60% destes empresários nem tinha conhecimento do evento, quando são estes que criam dois terços do emprego em quase todas as economias e representam 98% do tecido empresarial", aponta Stephen Kelly.

A confirmar esta falta de representação, a Sage revelou os resultados de um estudo global que abrangeu empresários portugueses de PMEs - 54% não consideram fazer parte da tomada de decisão política nacional, um facto que a nível internacional reúne 43% das respostas de 5.540 empresários.

Quando questionados sobre a forma como os governos podem apoiar as pequenas e médias empresas, os empresários portugueses acreditam que a solução está na ‘Melhoria do modelo de tributação’ (57,3%), no ‘Apoio aos negócios através de, por exemplo, ajudas à exportação, subvenções, etc.’ (49,1%) e no ‘Financiamento de iniciativas de I&D’ (42,7%).

 

Dar voz às PME

Para dar voz aos pequenos e médios empresários de todo o mundo, a Sage lançou o ‘Forum for Business Builders’, uma plataforma onde terão oportunidade de partilhar as suas opiniões e experiências empresariais.

O Forum está aberto às PME e será atualizado regularmente com novos conteúdos, opiniões e ideias dos colaboradores e assessores convidados a participar.

Luis Pardo, EVP da Sage Iberia realça que os pequenos negócios representam uma percentagem elevada do tecido empresarial português e que "são os verdadeiros criadores de emprego e os responsáveis pelo crescimento das economias". Com esta iniciativa, a pretende assegurar que "as preocupações fundamentais dos mesmos são ouvidas, debatidas e resolvidas".

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.