Empresas de semicondutores esperam diminuição dos desafios da cadeia de abastecimento

Relatório que se baseia num inquérito global a 300 executivos da indústria de semicondutores esperam que os desafios da cadeia de abastecimento da indústria diminuam até 2024

Empresas de semicondutores esperam diminuição dos desafios da cadeia de abastecimento

Três quartos (76%) dos gestores de empresas de semicondutores globais esperam que os desafios da cadeia de abastecimento da indústria diminuam até 2024. Contudo, as organizações precisam de estar preparadas para resistir a outras pressões do mercado, concentrando-se em investimentos que ajudem a impulsionar o crescimento, segundo um novo estudo da Accenture.

O relatório, intitulado “Pulse of the Semiconductor Industry: Balancing Resilience with Innovation”, baseia-se num inquérito global a 300 executivos da indústria de semicondutores que avaliam as perspetivas da cadeia de abastecimento das suas empresas e os roteiros de inovação.

Os executivos citaram desafios que poderiam afetar a sua capacidade de inovação mesmo como os efeitos prolongados da COVID-19 na cadeia de abastecimento. As outras questões identificadas com mais frequência relacionam-se com a geopolítica (citada por 48% dos inquiridos), com as ameaças de cibersegurança (42%), com a mudança do panorama competitivo (39%) e com a escassez de talentos (35%), entre outros. Face a uma mudança no cenário industrial, dois terços (65%) dos executivos disseram acreditar que o ritmo da lei de Moore - em que o número de transístores num circuito integrado duplica cerca de dois em dois anos - abrandará até 2024. Além disso, 56% acreditam que a promoção de uma forte proteção e reforço da PI é uma das melhores formas de aumentar a resiliência da indústria para o futuro.

Syed Alam, global lead of Accenture’s High Tech industry explica que “à medida que nos deparamos com uma desaceleração da procura de chips, justificado pelo crescimento de preocupações inflacionistas e pelo abrandamento da escassez de oferta, as empresas de semicondutores enfrentam um novo conjunto de desafios impulsionados pelo contexto geopolítico e por uma diminuição na disponibilidade de talentos”.

Syed Alam acrescenta ainda que “para serem bem-sucedidas, as empresas precisam de equilibrar a sua resistência em tempos difíceis com investimentos contínuos em inovação”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 41 Janeiro 2023

IT INSIGHT Nº 41 Janeiro 2023

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.