Comércio eletrónico em Portugal alcançou os 50 mil milhões de euros em 2014

A ACEPI – Associação da Economia Digital anunciou no Fórum da Economia Digital, que decorreu no dia 22 de setembro no Centro de Congressos de Lisboa, as conclusões do Estudo ACEPI/IDC Economia Digital em Portugal 2009-2020.

Comércio eletrónico em Portugal alcançou os 50 mil milhões de euros em 2014

O estudo realizado pela IDC, e encomendado pela ACEPI, contou com o apoio do DNS.pt, inquiriu 850 internautas em Portugal em julho deste ano e 467 organizações com presença online. O estudo é uma atualização do que foi publicado em 2014.

Entre as principais conclusões, destaque para o facto de o comércio eletrónico em Portugal ter gerado mais de 50 mil milhões de euros e de mais de 70% da população portuguesa utilizar a Internet, percentagem que será de mais de 85% em 2020.

Os resultados demonstram também que 40% dos utilizadores de Internet já compram online e que serão mais de 50% em 2020.

Mais de 65% dos dispositivos de acesso à Internet comprados em 2014 foram smartphones, com 42% dos internautas a afirmar utilizar o smartphone para comprar online.

A referência multibanco é o método preferido de pagamento dos portugueses, que compram sobretudo equipamento eletrónico, viagens e alojamento e vestuário/moda/lar.

O B2C/C2C quase duplicou nos últimos 5 anos em Portugal. Em 2014, o volume de negócios atingiu 2.9 mil milhões de euros.

O B2B/B2G mais do que duplicou nos últimos 5 anos em Portugal, com o volume de negócios a atingiu 45 mil milhões de euros em 2014.

No entanto, apenas apenas 32% das empresas portuguesas têm uma presença na Internet e apenas 10% têm loja online própria. Mais de dois terços das empresas portuguesas têm domínios .pt por serem dirigidos ao mercado português.

O estudo revela ainda que 73% das empresas já fazem algum tipo de marketing online e que mais de 80% estão satisfeitas. Os canais de comunicação digital mais utilizados são o email, redes sociais e motores de pesquisa.

As empresas nacionais preveem, de acordo com esta consulta, crescer mais de 50% o orçamento de marketing atribuído ao online em 2015.

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