Infovídeo patrocinado pela Schneider Electric

As vantagens da manutenção preditiva

Seja num data center, numa linha de produção ou num edifício inteligente, a manutenção do funcionamento normal dos ativos é vital para a continuidade de negócio. A manutenção preditiva permite tomar todo o partido dos dados, analítica e cloud para garantir a máxima performance, 24/7

As vantagens da manutenção preditiva

Infovídeo Manutenção Preditiva

 

Seja num data center, numa linha de produção ou num edifício inteligente, a manutenção do funcionamento normal dos ativos é vital para a continuidade de negócio. 

Por exemplo: em algumas indústrias, o custo do downtime numa linha de produção pode chegar aos 40 mil euros por hora.

Por este motivo, a manutenção preventiva é tradicionalmente usada para minimizar a ocorrência de falhas nos equipamentos. Esta é, no entanto, uma abordagem pouco eficiente, implicando intervenções desnecessárias e deixando aberta a possibilidade de falhas entre intervenções programadas.

Já a manutenção preditiva consiste na monitorização continua do funcionamento dos equipamentos, permitindo assim detetar anomalias que possam indicar problemas eminentes.

Isto permite determinar a condição dos equipamentos em tempo real, de forma a estimar o seu estado, assim como quando deve ser realizada a manutenção.

 

Isto traduz-se em poupanças financeiras e operacionais:

  • Ao contrário da manutenção preventiva, apenas são realizadas intervenções quando realmente necessário.
  • O risco de downtime é reduzido significativamente, uma vez que as anomalias são detetadas antes de se dar uma falha crítica
  • A manutenção preditiva permite não só evitar falhas, como também aumentar a eficiência operacional e prolongar a longevidade dos equipamentos.

Num mundo em que a alta disponibilidade é um imperativo de negócio não basta apenas prevenir: é necessário tomar todo o partido dos dados, analítica e cloud para garantir a máxima performance, 24/7.

 

Conheça os serviços digitais da Schneider Electric.

 


Descubra aqui outros infovídeos IT Insight

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.