As principais tendências de investimento em tecnologia

Apoiar a mão de obra híbrida e garantir que os colaboradores remotos tenham as mesmas ferramentas de conectividade e produtividade que os seus colegas do escritório será essencial. As empresas vão ainda investir em requisitos de design e interfaces de utilizador para automatização de processos sem contacto

As principais tendências de investimento em tecnologia

Num estudo recente da IDC, 42% dos decisores tecnológicos indicaram que as suas organizações planeiam investir em tecnologia para colmatar a lacuna de transformação digital. "A pandemia criou uma necessidade de negócio para aumentar o investimento em tecnologia e acelerar a transformação digital", explica Meredith Whalen, diretora de investigação da IDC.

"Muitas destas iniciativas que começaram como formas de mitigar o impacto económico da COVID-19 tornaram-se requisitos permanentes do roteiro para o sucesso da empresa no futuro da economia digital", explica.

A IDC divulgou as suas perspetivas de IT para 2021, juntamente com as principais tendências de investimento na tecnologia empresarial, à medida que se preparam para o novo normal. A perspetiva da IDC para a empresa do futuro identifica três iniciativas gerais que ligam diretamente o investimento tecnológico com os esforços de transformação digital: criar paridade digital na força de trabalho, projetar novas exigências dos clientes e acelerar as iniciativas de automação.

Criação de paridade digital

Antes da pandemia, as organizações tinham apenas 14% dos seus funcionários a trabalhar a partir de casa. Essa percentagem aumentou para 45%, e muitas das organizações acreditam que os trabalhadores que trabalham a partir de casa continuarão a ser uma grande parte da força de trabalho no futuro. Apoiar a mão de obra híbrida e garantir que os colaboradores remotos possuam as mesmas ferramentas de conectividade e produtividade que os seus colegas no escritório será essencial para o sucesso a longo prazo.

Até 2023, 75% das empresas comprometer-se-ão a fornecer paridade técnica a uma mão de obra híbrida por design e não por circunstâncias, permitindo-lhes trabalhar em conjunto (separadamente) e em tempo real. Até 2022, as empresas gastarão mais 2 mil milhões de euros em desktops e espaço de trabalho como serviço, e 75% incorporarão o espaço de trabalho dos colaboradores como parte do ambiente de negócios. 

Design para novas exigências de clientes

As preocupações dos consumidores com a sua saúde pessoal em relação ao vírus COVID-19 levaram muitas empresas a criar experiências de consumo sem contacto. As empresas também vão investir em requisitos de design e interfaces de utilizador para automatização de processos sem contacto, com ênfase em experiências baseadas em voz e opções de self-service em aplicações móveis.

Até 2021, 40% das atividades de desenvolvimento voltarão a priorizar o design e a interface do utilizador para suportar a automatização de processos sem contacto. Até 2023, 75% das encomendas de mercearia de comércio eletrónico serão recolhidas na calçada ou na loja, resultando num aumento de 35% no investimento em centros de micro-cobertura no local ou nas proximidades.

Acelerar iniciativas de automação

As empresas adotarão cada vez mais práticas automatizadas de operações de IT para apoiar a maior escala necessária para as empresas orientadas digitalmente. A automatização de processos robóticos (RPA), a robótica e as tecnologias de inteligência artificial (IA) desempenharão um papel mais importante na automação do trabalho, enquanto um foco contínuo em operações autónomas irá impulsionar o investimento em organizações de engenharia digital e tecnologias de operações digitais.

Até 2022, 45% das tarefas de trabalho repetitivas serão automatizadas através da utilização de "colegas digitais", movidos por IA, robótica e RPA. Até 2023, 75% das organizações de IT vão adotar práticas de operações automatizadas para transformar a sua força de trabalho

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.