Sem taxas de roaming, uso de dados móveis é dez vezes superior

O uso de dados móveis em roaming na União Europeia (UE) decuplicou no primeiro semestre de 2019, face a 2017

Sem taxas de roaming, uso de dados móveis é dez vezes superior

Em 2017, as taxas adicionais de roaming foram abolidas nos estados membros e outros três países e, desde então, o uso de dados móveis em roaming aumentou dez vezes, conclui um relatório da Comissão Europeia.

Desde 15 de junho de 2017 que os cidadãos da União Europeia podem usar os seus smartphones durante uma viagem a outro Estado-membro e ainda à Islândia, Liechtenstein e Noruega, sem terem que pagar taxas adicionais às praticadas pelas operadoras no país de origem desses cidadãos.

A Comissão Europeia revelou agora o primeiro estudo posterior à abolição das taxas de roaming, concluindo-se que o uso de dados aumentou, em média, dez vezes, no terceiro trimestre de 2018, coincidindo com o período do verão, altura em que os cidadãos europeus mais se deslocam em férias para outros países.

Atingiu-se um pico de utilização 12 vezes maior do que antes da abolição das taxas, durante o verão de 2018, e o número de chamadas feitas em roaming triplicou, face ao primeiro semestre do ano anterior, altura em que as taxas adicionais ainda estavam em vigor.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.