Setor das TIC representa 2.5 por cento do mercado de trabalho em Portugal

Os dados revelados agora pelo Eurostat são válidos para 2014, ano em que o setor das TIC em Portugal empregava 111.300 pessoas.

Setor das TIC representa 2.5 por cento do mercado de trabalho em Portugal

Segundo o mais recente relatório do instituto de estatística europeu, que disponibiliza e correlaciona dados de 2011 a 2014,  quase oito milhões de pessoas trabalham no setor das TIC na União Europeia, ou seja, 3.7 por cento do total do mercado de trabalho. Em três anos, ingressaram no mercado de trabalho das TIC mais 1,2 milhões de pessoas.

Portugal, que está abaixo da média europeia, com 2.5 por cento da população ativa, está a recuperar o tempo perdido, e foi um dos países onde o número de profissionais mais cresceu, juntamente com a Alemanha, Bélgica, Finlândia, França e Luxemburgo: a percentagem de trabalhadores no setor aumentou de 1.4 por cento em 2011 para 2.5 por cento em 2014. Ou seja, em três anos o número de portugueses que trabalham nas TIC passou dos 66.200 para os 111.300, um crescimento de 68 por cento, muito acima da média europeia, que foi apenas de 16 por cento.

Em cada um dos 28 estados-membros da União Europeia, 33 por cento das empresas que recrutaram ou tentaram recrutar profissionais especializados na área das TIC enfrentaram dificuldades, com exceção de quatro países: Espanha (apenas 14 por cento das empresas), Portugal (21 por cento), Bulgária e Itália (ambas com 31 por cento) e Polónia (32 por cento).

Mulheres ainda em minoria

Portugal destaca-se pela negativa no capítulo das mulheres que trabalham nas TIC – é o quarto país da UE com menos mulheres empregadas no setor, apenas 13,6 por cento. Ou seja, 86.4 por cento dos profissionais são homens.

Pior só mesmo o Luxemburgo (89.2 por cento de profissionais masculinos), Chipre (88.1 por cento) e Países Baixos (87.4 por cento).

A média europeia de mulhres nas TIC não é muito melhor: 18,1 por cento.

Profissionais das TIC entre os mais qualificados

A percentagem de profissionais das TIC que têm qualificação superior é de 48.2 por cento em Portugal, quase o dobro dos profissionais com formação académica que existem em todo o mercado de trabalho português. Em termos etários, a Eurostat revela que 43.2 por cento dos profissionais das TIC têm menos de 35 anos, enquanto em todo o mercado de trabalho essa percentagem é apenas de 28 por cento. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.