Procura pelo desenvolvimento de aplicações é o maior de sempre

A OutSystems entrevistou mais de 3500 profissionais de IT e concluiu que os departamentos de IT das empresas continuam a sentir desenvolvimento aplicacional, que procuram mais do que nunca

Procura pelo desenvolvimento de aplicações é o maior de sempre

O relatório da OutSystems, relatório “The State of Application Development, 2018 (How IT is responding to Digital Disruption and Innovation)”, identificou as principais tendências no desenvolvimento de aplicações, maturidade de agile/DevOps e adoção de low-code.

De acordo com Steve Rotter, CMO da OutSystems, o relatório de 2018 demonstrou que “os departamentos de TI estão em crise no que diz respeito à transformação digital e ao desenvolvimento de aplicações”. As causas desta crise são claras para o CMO: “A elevada taxa de falhanço nos projetos de transformação digital, o aumento de projetos em atraso e a escassez de talento de programação são preocupações críticas”, indica.

Este relatório revela insights detalhados de gestores de TI, arquitetos empresariais e programadores sobre um vasto leque de temas. A transformação digital domina a estratégia de negócios hoje em dia, o que explica a procura crescente por desenvolvimento web e mobile. Rapidez e agilidade são hoje mais importantes que nunca. “Num mundo que muda a uma velocidade vertiginosa, é crucial identificar e responder às oportunidades de transformação digital mais depressa que a concorrência. Para serem as primeiras a chegar ao mercado, as empresas precisam de coragem para experimentar e inovar rapidamente. É esta dinâmica que coloca as plataformas low-code como a da OutSystems como prioritárias nas agendas dos CIOs em 2018”, continua Steve Rotter.

Porém, embora a procura pelo desenvolvimento de aplicações seja a maior de sempre (com 42% dos profissionais de TI a planearem entregar 10 ou mais aplicações e 21% a entregarem 25 ou mais aplicações só este ano), o seu período de desenvolvimento é excessivo. De acordo com 47% dos inquiridos, o tempo médio de entrega de uma aplicação móvel ou web é de cinco meses ou mais.

Aliado a este tempo excessivo de desenvolvimento, estão os atrasos na sua entrega, que estão em alta: 65% dos profissionais de TI reconheceram a existência de atrasos e apenas 32% admitiram que o desenvolvimento de aplicações tinha melhorado no ano passado.

Outro dos principais desafios que os profissionais de IT auscultados pela OutSystems identificaram é a dificuldade em encontrar programadores qualificados. A grande maioria (80%) considerou o talento para desenvolver aplicações como uma qualidade rara, com as contratações a serem demoradas e dispendiosas.

De acordo com o relatório, as 60% das organizações investiram em ferramentas e serviços agile no último ano. No entanto, o grau médio maturidade em agile foi um escasso 2.6 em cinco. Dos 40% de organizações que investiram em ferramentas e serviços DevOps no ano passado, o seu grau de maturidade foi descrito como “a começar” e “fundamental”.


Low-code está a tornar-se convencional

Outro dos pontos identificado neste relatório é o facto de o low-code ter deixado de ser apenas a escolha de inovadores e early adopters. Por exemplo, 34% dos inquiridos destacou o facto de a sua organização já utilizar plataformas low-code, enquanto 9% afirma que irá começar a utilizar em breve.

Segundo este relatório, as organizações que usam low-code:

  • Têm 21% mais de probabilidade de descreverem a sua organização como feliz ou de alguma forma satisfeita com a rapidez de desenvolvimento de aplicações;
     
  • Têm 15% mais de probabilidade de entregarem aplicações em quatro meses ou menos;
     
  • Têm 15% mais de probabilidade de atingirem níveis de maturidade agile 3,4 ou 5;
     
  • Têm 10% mais de probabilidade de atingirem níveis de maturidade em DevOps 3, 4 ou 5;
     
  • Têm quase três vezes mais probabilidade de não sofrerem atrasos no desenvolvimento de aplicações;
     
  • Têm três vezes mais probabilidade de descreverem o citizen development como rigorosamente conduzido.
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.