Foram identificadas três estratégias para que os líderes das cadeias de valor possam entregar valor numa altura de incerteza
Os líderes de cadeia de valor devem focar-se em três estratégias de alto impacto para entregar valor numa altura de grandes disrupções e avanços tecnológicos, mudanças geracionais no comércio mundial e maior incerteza económica, defende a Gartner. Estas ações estratégicas devem passr pela navegação do risco e incerteza; a orquestração de resultados da cadeia de valor dinâmicos; e acelerar a inovação. No caso do primeiro ponto, os líderes devem investir agressivamente em avançar a visibilidade e construir cenário iterativos. Já no segundo, devem diversificar as redes e tomar os créditos dos resultados comerciais. No último, devem ir de encontro às ambições com as capacidades, permitindo e inspirando as suas equipas para liderar a transição. “A cadeia de valor é vista hoje como um grande risco e oportunidade entre os CEO”, refere em comunicado Ken Chadwick, Distinguished VP, Advisory no Supply Chain Practice da Gartner. “A cadeia de valor pode ser um catalisador positivo para o crescimento se os líderes da cadeia de valor corresponderem às suas ambições com investimentos focados em áreas como a adoção de tecnologia, a inovação comercial e o desenvolvimento das capacidades mais críticas que ainda não foram concretizadas nas suas próprias equipas”. |