Investimento em Inteligência Artificial e IoT continua a aumentar

Uma nova análise da CB Insights, realizada em parceria com o Accenture’s Fintech Innovation Lab de Londres, demonstra que o número combinado de empresas em Inteligência Artificial– IA (incluindo automação) e IoT aumentou 79%

Investimento em Inteligência Artificial e IoT continua a aumentar

A análise foi efetuada a 450 empresas de insurtech nos últimos três anos, fruto do relatório “The Rise of InsurTech”. O relatório, que inclui pela primeira vez um capítulo dedicado a startups líderes da indústria, revela que o investimento em IA e IoT continua a aumentar.

Efetivamente, apesar de as duas tecnologias representarem apenas cerca de um quarto (24%) dos 216 negócios insurtech registados no ano passado, traduzem 44% (ou 711 milhões de dólares) do investimento total em seguros – em comparação com apenas 10% do investimento global do setor no ano anterior.

“Assistimos a uma rápida aceleração do investimento e da atividade de negócio em torno da automação inteligente e IoT nos últimos doze meses”, refere Roy Jubraj, coautor do relatório e managing director da área de Digital e Inovação para Serviços Financeiros da Accenture. “Estas tecnologias preparam-se para promover a disrupção da indústria nos próximos anos, e por isso justifica-se que tenhamos dedicado atenção especial à insurtech como parte fundamental da atividade do Accenture’s FinTech Innovation Lab, em Londres”.

A pesquisa revela que a indústria de seguros considera a IA e a IoT como críticas para proporcionar níveis mais elevados de personalização e melhores resultados reais para os clientes. A inteligência artificial tem o potencial de transformar a indústria de seguros, passando de uma mera avaliação do risco com base na experiência do passado para monitorizar os riscos em tempo real e mitigar, ou mesmo prevenir, perdas para os clientes.

A IoT vai permitir que as seguradoras ofereçam um serviço mais personalizado e em tempo real; aumentar a eficiência operacional; e garantir preços mais reais dos seus produtos. Embora o número de negócios de insurtech no Reino Unido tenha permanecido estável, o valor dos investimentos mais que duplicou, atingindo perto de 19 milhões de dólares. O investimento em IA e IoT também aumentou significativamente, aproximando-se dos 1,7 milhões de dólares no total.

Alargando a análise aos três maiores mercados de seguros na Europa, Alemanha e França também registaram forte crescimento do investimento. Com o investimento em insurtech a expandir-se a nível global, a participação dos Estados Unidos no volume de negócios no ano passado caiu ligeiramente, de 63 para 56%. A percentagem de investimento de insurtech para o resto do mundo mais que duplicou, passando de 11% para 23% no ano passado.

A deslocação do foco geográfico da Insurtech segue as tendências globais registadas nas FinTech. Uma análise recente da Accenture (Accenture fintech analysis) mostra que a China, e mais genericamente a região Ásia-Pacífico, estão a desempenhar um papel mais destacado como destinos de investimento para o capital de fintech. Enquanto o investimento global em projetos de capital de risco em fintech cresceu 10%, chegando aos 23,2 mil milhões de dólares, a região da Ásia-Pacífico ultrapassou pela primeira vez América do Norte, com os investimentos em fintech a mais que duplicarem, atingindo os 11,2 mil milhões de dólares.

Julian Skan, senior managing director da área de Serviços Financeiros da Accenture e responsável pelo Accenture’s FinTech Innovation Lab, refere que “o aumento das insurtechs é mais uma prova do papel crescente que as novas tecnologias estão a assumir na formatação da inovação nos serviços financeiros. O próximo desafio para as startups insurtech é o mesmo que as mais experientes fintechs estão a enfrentar atualmente – serem capazes de traduzir esse investimento em crescimento e aquisição de clientes”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.