IBM e Galp impulsionam inovação no setor energético com recurso a IA

Se o mundo de hoje está ininterruptamente conectado, os recursos energéticos são ainda mais indispensáveis, Porém, com o crescimento do consumo energético está a existir uma escassez de recursos naturais e de fontes de energia. A IBM e a Galp formaram uma parceria que visa recorrer à IA para solucionar este problema

IBM e Galp impulsionam inovação no setor energético com recurso a IA

Estima-se que o consumo global de energia aumente 50% nos próximos 25 anos e, neste contexto, serão necessárias cada vez mais tecnologias avançadas para ajudar o setor a encontrar e avaliar novas reservas de hidrocarbonetos.

A IBM e a Galp anunciam hoje que estão a trabalhar numa parceria inédita para ajudar a solucionar este problema. A Petrogal Brasil e uma equipa da IBM Research-Brasil desenvolveram, como resultado de um projeto de investigação de três anos, o protótipo de uma solução que atua como um assistente inteligente para os geocientistas na identificação e avaliação de novos blocos exploratórios e na interpretação de imagens sísmicas. Esta solução utiliza Inteligência Artificial e outras tecnologias de ponta para interagir com os cientistas e ajudá-los a criar modelos geológicos mais rigorosos, a realizar uma avaliação de risco mais rápida para novas prospeções e a otimizar a localização e exploração de novos poços de petróleo. Com isso, as empresas estão também a criar e a reunir um conjunto de informações ao longo do tempo, permitindo a transferência e retenção de conhecimento. Espera-se que esse acesso a toda a informação pode agilizar o desenvolvimento de competências de jovens profissionais na área.

O protótipo está já a ser testado por geocientistas, num projeto que contribuirá significativamente para o crescimento das competências técnicas e científicas da IBM e da Galp e que poderá quebrar barreiras tecnológicas na indústria e permitir uma melhor compreensão sobre o impacto e as potenciais aplicações da IA no setor do Petróleo e Gás à escala global.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.