CIONET e IAPMEI unem-se em iniciativa de blockchain

A CIONET e o IAPMEI trabalharão em conjunto para a integração do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas na Aliança de Stakeholders de blockchain da comunidade de CIOs

CIONET e IAPMEI unem-se em iniciativa de blockchain

A parceria entre as empresas dará lugar à participação do IAPMEI num conjunto de atividades que arrancam em março destinadas a promover o envolvimento de instituições públicas, empresas e ensino superior no paradigma tecnológico Blockchain, visando criar uma comunidade de partilha de conhecimento sobre o tema.

Arranca já este mês o programa de sensibilização e informação sobre a tecnologia Blockchain, designado de Aliança de Stakeholders de Blockchain, devido à sua finalidade de criar sinergias entre os diversos players envolvidos com o tema. A partir de agora e até novembro vão decorrer um conjunto de atividades em torno desta tecnologia. Entre as ações previstas destaca-se um portal com Sandboxes, onde os participantes da Aliança - estudantes, startups, etc. - poderão desenvolver soluções e conceitos com base em Blockchain.

Em paralelo, será lançado um roadshow que chegará a alunos do ensino superior e a associações empresariais a nível nacional. Alunos, startups e empresas serão também convidados a responder com soluções baseadas em Blockchain a desafios lançados pelos players envolvidos na Aliança. O programa culminará numa conferência final que envolverá profissionais na área de Blockchain. Esta tecnologia consiste num banco de informação que funciona como um livro de registos, inviolável e extremamente eficiente, registando dados e eventos significativos, tais como transações monetárias.

No âmbito do acordo celebrado está prevista a realização de sessões informativas em parceria entre as duas entidades. Os destinatários destas ações são as associações empresariais, junto das quais se pretende promover a competitividade e a inovação das pequenas e médias empresas portuguesas através da utilização do Blockchain.

Os parceiros e público-alvo a nível nacional desta ação são as instituições de ensino, associações de empresas, entidades governamentais, empresas e parceiros tecnológicos. A finalidade é dotar o sistema económico nacional de conhecimento para que exista uma preparação alargada para a revolução tecnológica que advirá das mudanças provocadas pelo Blockchain.

Esta iniciativa estende-se também além-fronteiras, sendo que a nível internacional, os parceiros e público-alvo são as empresas que estão a desenvolver soluções em Blockchain, consórcios, associações e instituições ligadas ao trabalho desenvolvido nesta área, investidores, especialistas e parceiros tecnológicos.

“O principal objetivo desta parceria com o IAPMEI é potencializar o desenvolvimento do tecido empresarial, assumindo a prioridade de fazer destacar Portugal como um país na liderança da revolução tecnológica e económica, despertada pela adoção de soluções baseadas em Blockchain, desenvolvendo assim o potencial de crescimento das empresas portuguesas”, refere Rui Serapicos, managing partner da CIONET.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.