O relatório da NTT DATA revela que apenas metade dos bancos considera que a tecnologia vai melhorar a produtividade e eficiência
O novo relatório da NTT DATA, o “Intelligent Banking in the Age of AI”, revela que, apesar da crescente adoção da Inteligência Artificial (IA) generativa no setor bancário, as instituições financeiras estão divididas quanto aos objetivos das suas estratégias. Apenas metade dos bancos considera esta tecnologia uma ferramenta para melhorar a produtividade e a eficiência, enquanto 49% a veem como um meio para reduzir os custos operacionais de IT. De acordo com o relatório, a IA generativa já está a provocar mudanças no setor bancário, com 58% das empresas a explorarem o potencial desta tecnologia – um aumento face a 2023, quando apenas 45% tinham dado esse passo, segundo a análise da NTT DATA. “A inteligência artificial generativa representa um momento decisivo para o setor bancário”, refere Robb Rasmussen, Head of Global Marketing & Communications da NTT DATA. “Embora os benefícios potenciais sejam enormes, a implementação da IA generativa apresenta desafios complexos e diversificados, exigindo uma abordagem estruturada e cuidadosa. Dado o investimento significativo previsto para esta tecnologia, garantir o retorno é crucial. Muitos bancos esperam que a IA generativa permita poupanças a longo prazo através da automatização de tarefas de IT, da melhoria da eficiência operacional e da criação de vantagens competitivas. No entanto, para que o retorno seja realmente significativo, é fundamental assegurar, em simultâneo, uma estratégia clara, uma implementação adequada e uma governação robusta”. O retorno sobre o investimento tornou-se uma das principais prioridades na adoção da IA generativa, mas as instituições bancárias estão divididas quanto às estratégias mais relevantes a adotar. Apenas 50% dos líderes bancários acreditam que esta tecnologia pode resolver os desafios atuais de produtividade. A otimização de custos é outro ponto de divisão, com 49% das empresas a procurar reduzir os orçamentos de IT através desta tecnologia. Nos EUA, 59% dos bancos pretendem reduzir os orçamentos de TI e 47% esperam diminuir os custos operacionais. Já na Europa, essa preocupação é menor, com 43% dos bancos a darem prioridade à otimização dos orçamentos de TI e apenas 36% focados na redução dos custos operacionais. Para 46% dos bancos europeus, a produtividade é o principal fator para a integração desta tecnologia. As estratégias para maximizar os benefícios da IA generativa variam entre as empresas. Enquanto 51% das instituições bancárias apostam na colaboração entre humanos e IA, e 47% optam por uma abordagem híbrida com os sistemas existentes, mais de um quarto (28%) pretende automatizar totalmente as tarefas. |