As preocupações que tiram o sono aos CIO

Inquérito realizado pela CIONET apurou os principais tópicos que preocupam os CIOs na sua estratégia para o futuro próximo

As preocupações que tiram o sono aos CIO

A CIONET realizou um inquérito sobre os temas que impedem os profissionais da TI de dormir, a propósito da sua próxima conferência anual, que decorrerá na Holanda em 2018. 

Para este estudo, o Conselho Consultivo da rede selecionou 12 temas sobre os quais pediu aos inquiridos para avaliar o grau de interesse para eles, bem como a importância para os seus negócios. Desta forma foi também possível analisar os reais interesses dos CIOs e confrontar os resultados com o que os profissionais necessitam de saber no desempenho das suas funções.  

Cerca de 60% dos entrevistados afirmou que a gestão de dados é, em simultâneo, interessante para si, mas também vital para os seus negócios, estando claramente no topo da agenda da maioria dos CIOs. Esta preocupação vai muito além do GDPR, já que as referências a temas como Data Governance, Dark Analytics e Machine Learning também se destacaram bastante. 

O desafio de construir a arquitetura de TI certa nas empresas também obteve uma pontuação alta. Conseguir construir uma arquitetura que integre as diferentes Apps, lidar com a complexidade do legado versus a nova arquitetura, incluindo os microserviços, são desafios que ocupam bastante as mentes dos CIOs. 

Curiosamente, a questão de "construir uma organização de TI centrada no utilizador" obteve um resultado relativamente baixo em relação ao grau de interessante que acolhe junto dos CIOs. Por outro lado, a pontuação é mais alta quando se questiona sobre o quão vital é para os seus negócios, atingindo o segundo lugar. Isto pode ser uma indicação do facto de que, embora os profissionais da TI vejam a importância do objetivo, eles têm uma compreensão clara de como alcançá-lo. 

O mesmo explica o "futuro do trabalho", que inclui a adoção de crowdsourcing e inovação aberta, em que 23% dos entrevistados dizem ser interessante e 32% dizem que é fundamental para os seus negócios. Novos modelos de negócios, tais como empresas que são vistas como uma plataforma, também pontuam resultados muito interessantes e vitais para os negócios dos CIOs. 

Surpreendentemente, as tecnologias disruptivas, como a impressão em 3D e a robótica, bem como a tecnologia Blockchain, não estão no topo da agenda dos CIOs. Em relação à Blockchain, 23% dos entrevistados afirmam que a relevância não é significativa para os seus negócios. 

Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal, refere que “os resultados do estudo revelam preocupações muito atuais, que estão presentes no dia-a-dia das empresas, e que certamente vão marcar a agenda e as atividades dos profissionais durante os próximos anos. São temas que já têm feito parte das atividades que realizamos, e que não afetam apenas os profissionais das TI mas que se fazem refletir nas empresas e sociedade em geral”. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.